UFSC e USP discutem a interdisciplinaridade dentro das universidades.

17/08/2017 15:38

Para discutir a interdisciplinaridade e a inovação nas universidades, a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade de São Paulo se uniram para construir o primeiro Encontro Acadêmico UFSC-USP sobre Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência. Com iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pró-Reitoria de Extensão da UFSC, o evento buscou debater o tema no contexto das universidades federais e da região sul.

Organizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC) e com o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA), o debate aconteceu com a presença dos professores da USP Arlindo Philippi Junior, da Faculdade de Saúde Pública, e Luiz Bevilacqua, Prof. Emérito da UFRJ e Visitante do IEA/USP. Também fizeram parte do evento Pró-Reitores da UFSC como o Prof. Sebastião Roberto Soares, Pró-Reitor de Pesquisa, que debateu sobre interdisciplinaridade e inovação na pesquisa e na extensão.

De acordo com uma das coordenadoras do evento, Prof. Patrícia de Sá Freire, do EGC, a interdisciplinaridade é comum na pós-graduação, “mas dentro dos cursos da graduação o mais comum é a disciplinaridade”. Segundo a professora, a questão é fazer com que os centros de ensino da universidade dialoguem com a sociedade e assim possam resolver as questões do cotidiano. “Cada professor acredita que a sua disciplina vai resolver os problemas da sociedade. É preciso ensinar o aluno da graduação a correlacionar tudo que aprendeu de forma unificada.”

Palestra do Prof. Dr. Arlindo Philippi Junior, da USP

Para o Prof. Arlindo, “A nossa sociedade precisa de pessoas que pensem como um todo para sanar os problemas das nossas cidades”. O professor também ressaltou, em sua palestra, a importância de envolver o estudante em atividades em que ele desenvolva suas habilidades fora de disciplinas. “Precisamos nos reunir nesse meio acadêmico mais vezes para discutir como impactamos a sociedade.”

Em concordância com o professor, a Prof. Patrícia acredita que a interdisciplinaridade vem para modificar a forma como as disciplinas são ministradas. “ É necessário que cada departamento promova uma troca de conhecimento entre si para assim conseguirmos modificar a nossa realidade como sociedade.”