27° Seminário de Iniciação Científica (SIC) e o 7° SIC EM reúne resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes da UFSC

05/12/2017 14:24

Com a participação de alunos de graduação e do ensino médio, o 27° Seminário de Iniciação Científica (SIC) e o 7º Seminário de Iniciação Científica do Ensino médio (SIC – EM) aconteceram do dia 20 ao dia 24 de novembro. No evento, os jovens pesquisadores realizaram suas apresentações no auditório do CSE e foram avaliados por docentes da UFSC e também por professores convidados da UERJ, UDESC e PUCRS.

O SIC é o encerramento de um ciclo que começa no ano anterior a sua realização. Ao todo, o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) tem cerca de 800 estudantes inscritos. As bolsas são divididas entre: Ensino Médio (PIBIC EM), Iniciação Tecnológica (PIBITI) e Iniciação Científica (PIBIC). Esse ano, segundo a coordenação, houve mais inscrições para o seminário que no anterior. No fim, foram selecionados cerca de 80 alunos para fazerem a apresentação oral.

Para avaliar as apresentações orais este ano, participaram cinco professores externos à UFSC. A área de Ciências da Vida contou com a presença do professor Fabrizio Caputo da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), já a área de Ciências Exatas e da Terra recebeu o professor Alberto Franco de Sá da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e as apresentações da área de Ciências Humanas e Sociais, Artes e Letras teve a participação do professor Adolfo Pizzinato da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Para avaliar as apresentações dos estudantes de Iniciação Tecnológica, recebemos a colaboração do professor Daniel Pedro Willemann (UDESC), e na avaliação das apresentações dos estudantes do PIBIC – EM, contamos com a professora Cleoni Maria Barboza, também da PUC-RS.

Normalmente as apresentações acontecem durante a Semana de Ensino Pesquisa e Extensão da UFSC (SEPEX), porém este ano não foi possível por causa do atraso nas avaliações por parte dos professores. Segundo Maria Luiza Ferreira, coordenadora do PIICT, apesar do aumento no número de vídeos inscritos em relação ao ano passado, as apresentações não tiveram um grande público. Para aumentar a visibilidade do SIC, a intenção é retornar as apresentações para junto da Semana de Ensino Pesquisa e Extensão.

Apresentação da estudante Patrícia klock sobre sua pesquisa: Que feminismo é esse que nasce na horta

Sobre as avaliações deste ano, o professor Daniel Pedro Willemann da UDESC, parabenizou a todos os pesquisadores pelo “excelente nível dos trabalhos apresentados.” O professor ainda destacou a segurança e a clareza dos estudantes durante a apresentação de suas pesquisas. “Este tipo de evento demonstra o grande valor do PIBITI e de outros programas desta linha para as universidades, pois é através deles que muitos têm a oportunidade de conhecer e ingressar no instigante mundo da pesquisa”.

O professor Daniel acredita que a Iniciação Científica dentro da universidade irá estimular a capacidade inovadora dos estudantes e lhes dar possibilidades de atuar na universidade de forma que beneficie a comunidade.