63º Prêmio Fundação Bunge

21/06/2018 11:18

O 63º Prêmio Fundação Bunge teve seus temas de 2018 definidos. Neste ano serão contemplados profissionais com trabalhos em temas relacionados com os “Serviços Ambientais para o Agronegócio“, na área de Ciências Agrárias, e com “Literatura Infantojuvenil”, em Letras.

A Fundação Bunge atua em diferentes frentes com a missão de valorizar as pessoas e somar talentos para construir novos caminhos colocando em prática ações de incentivo à leitura, à preservação da memória empresarial, ao voluntariado corporativo, a projetos de desenvolvimento local e às ciências, letras e artes. Neste sentido o prêmio tem o intuito de reconhecer o mérito dos profissionais que racionalmente contribuem para o desenvolvimento da cultura e das ciências no Brasil, além de estimular novos talentos. Ele objetiva reconhecer aqueles que exploram novas possibilidades para trazer melhores condições de vida à sociedade.

Todos os anos são contemplados dois profissionais pelo conjunto de seus trabalhos na categoria “Vida e Obra” e dois jovens talentos de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação na categoria “Juventude”.

Não existem inscrições, ou seja, para concorrer aos prêmios os candidatos precisam ser indicados por representantes das instituições em que atuam até o dia 30 de junho. A partir das indicações, Comissões Técnicas, compostas por especialistas nacionais e internacionais em cada uma das áreas de premiação, escolhem os homenageados em cada categoria. A decisão final cabe ao Grande Júri, formado por reitores, representantes de entidades cientificas e culturais, além de ministros de Estado.

Em 2016 a UFSC teve um homenageado na categoria “Juventude”, na área de Ciências Agrárias, em que o tema era “Nutrição e Alimentação Animal”: Felipe do Nascimento Vieira, doutor em aquicultura pela UFSC, engenheiro agrônomo também na UFSC onde ainda é pesquisador no Laboratório de Camarões Marinhos.

Diante do exposto, vimos convidá-los para participar desta premiação por meio de indicações de pesquisadores atuantes nas áreas e temas selecionados para este ano. Destacamos que as indicações institucionais, a serem realizadas pela Propesq, permanecerão em sigilo, sendo esta uma das exigências presentes no regulamento do prêmio.

Os formulários a serem preenchidos com as informações necessárias às indicações devem ser enviados a Propesq, para o e-mail pibic@contato.ufsc.br, até o dia 27 de junho de 2018 de forma que haja tempo hábil para seleção e efetivas indicações junto à Fundação Bunge.

Mais informações podem ser encontradas no site da Fundação Bunge.