A influência da sustentabilidade na pesquisa dentro da Engenharia de Produção

28/11/2017 11:28

Produzir tendo em mente o que o produto trará de retorno ao ambiente e à produção em si é uma das questões para pesquisa dentro do Laboratório de Gestão e Avaliação Ambiental (LGAA), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No departamento de Engenharia de Produção e Sistemas a professora e coordenadora do laboratório, Lucila Maria de Souza Campos, desenvolve a pesquisa sobre o Lean and Green.

Um dos focos das pesquisas desenvolvidas com o Lean and Green é a indústria automobilística e a de eletrodomésticos de linha branca. Atualmente a professora desenvolve a pesquisa intitulada Práticas de Green Supply Chain Management no Setor de Linha Branca.

O Lean and Green é a junção de duas práticas de produção que visam à reutilização de processos que foram necessários para a produção de determinado produto. O Lean trata de uma produção com menos desperdício de tempo, de materiais e uma otimização da produção sem gerar mais resíduos. O Green é o que está ligado ao conceito de gestão ambiental, Segundo a pesquisadora Lucila “Esse é o conceito que eu trabalho desde o início da minha pesquisa voltada para a área gestão ambiental.” Ela acrescenta que a prática Lean and Green é o que reduz o desperdício e também traz benefícios ambientais “ou que reduzam impactos ambientais negativos causados no meio ambiente”.

Anteriormente, a professora desenvolvia uma pesquisa no setor da produção de eletrodomésticos linha branca com as práticas de Green Supply Chain. Antes de produzir seu artigo de pós-doutorado produzido na University of London percebeu que havia muitas pesquisas na literatura sobre o Lean and Green. A professora Lucila Maria diz “Também estou desenvolvendo uma pesquisa do Edital universal do CNPq, que parte é ligada à sustentabilidade. Fala sobre como essas práticas vão influenciar na sustentabilidade econômica, social e ambiental de organizações”.

Em parceria com o consulado britânico e a Newton Fund Research,  a professora coordenou, em maio de 2017, o primeiro Workshop sobre gestão de resíduos e eficiência de recursos na cadeia de suprimentos. Para o evento, foram selecionados 32 pesquisadores com pesquisas na área, com menos de 10 anos de doutorado, sendo 16 do Brasil e 16 do Reino Unido. A professora explica que “desse workshop surgiram novas oportunidades de projetos internacionais, não só sobre Lean and Green como sobre outras práticas ligadas a sustentabilidade”.

Outra área que a professora pretende trabalhar é a de economia circular, sendo o seu foco melhorar os projetos e processos dos produtos visando menos desperdício. “É um planejamento de redução de desperdício dos produtos e promover o reaproveitamento para melhorar a vida desses produtos.” Diferentemente do Lean and Green, essa é uma prática que visa um maior planejamento da produção antes dela ser operacionalizada.

A professora Lucila Maria de Souza mantém contato direto com as empresas do setor produtivo em Santa Catarina para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos seus temas de interesse. Atualmente pesquisa a produção em dois setores: automobilístico e linha branca. “Eu gostaria que o envolvimento da universidade com o setor industrial fosse muito maior. Relacionar a pesquisa desenvolvida aqui dentro é importante para ajudar a resolver e entender os problemas que existem na prática”.

Esse é um dos focos do LGAA, que tem por missão promover suas atividades voltadas para a aplicação e a difusão de técnicas de aprimoramento de produtos e processos. Utilizando a parceria com empresas dos setores de manufatura e serviço, o laboratório consegue aplicar o que é feito na prática dentro do ensino acadêmico.

Linda Inês P Lima
Pró-Reitoria de Pesquisa UFSC