Abertas as inscrições para o Seminário de Iniciação Científica

01/09/2016 15:47

web_faceEstão abertas as inscrições para o 26º Seminário de Iniciação Científica e para o 6º Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio. Os bolsistas de graduação devem se inscrever através do Formulário e os alunos de Ensino Médio por meio do Formulário, todos entre os dias 1 e 21 de setembro de 2016.

O SIC deste ano está com mudanças, e ao invés do participante apresentar um painel junto com o resumo, um vídeo deverá ser feito. Isso mesmo! O bolsista deve criar e inserir um vídeo com informações sobre o seu projeto de Iniciação Científica, de 2 a 5 minutos, e publicar na plataforma do YouTube, até o prazo estabelecido para as inscrições.

O trabalho estará disponível na internet, ou seja, para um público muito mais abrangente. O objetivo é estimular a criatividade dos alunos e tornar o Seminário mais sustentável, além de interessante e inovador.

Os requisitos do vídeo bem como os critérios de avaliação estão disponíveis no Regulamento.

Na página de inscrição os interessados poderão ver algumas sugestões para facilitar a execução do vídeo e torná-lo mais atrativo.

Os vídeos e resumos elaborados pelos alunos serão avaliados por dois professores da mesma grande área de conhecimento e a nota final será dada a partir da média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores. Assim, os que conseguirem melhor nota e forem selecionados, apresentarão oralmente suas pesquisas nos dias 20 e 21 de outubro, durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX).

Nesses dias, os que já tiverem sido selecionados, serão avaliados nas apresentações orais por uma comissão composta por todos os Centros de Ensino das respectivas áreas de conhecimento e por avaliadores externos. Os alunos melhor avaliados, nomeados bolsistas-destaque, e o vídeo mais curtido até o dia 23/10/2016 receberão premiação específica.

Os alunos selecionados que, por algum motivo, não puderem comparecer na data das apresentações orais devem comunicar à Coordenadoria do PIICT até dia 16/10/2016 por meio do e-mail pibic@contato.ufsc.br.

Ressaltamos a importância da leitura completa do Regulamento do 26º SIC, para os alunos de graduação, e do Regulamento do 6º SIC EM, para os alunos de ensino médio.