Acontece primeiro Seminário de Suporte à Pesquisa e Gestão de Dados Científicos na UFSC

20/09/2017 11:15

Abertura do Seminário com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa, professor Sebastião Roberto Soares. Foto: Organização do Evento

A importância do compartilhamento dos dados que formam a pesquisa final é um dos temas de discussão na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) atualmente. O primeiro Seminário sobre este tema aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro na UFSC. Organizado pela Biblioteca Universitária (BU) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), o evento reuniu instituições de todo o Brasil, tanto federais de ensino quanto empresas particulares de pesquisa.

O I Seminário de Suporte à Pesquisa e Gestão de Dados Científicos: panorama atual e desafios é um dos passos importantes para o aperfeiçoamento da pesquisa dentro da universidade. A Comissão para Concepção de Serviço de Suporte à Pesquisa e Gestão de Dados da BU foi uma das protagonistas na organização deste evento. Karyn Lehmkuhl, coordenadora geral da Comissão, explica que a Biblioteca busca melhorar o suporte à pesquisa dentro da universidade. “Esse evento foi criado para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da difusão de dados científicos .”

Essa já uma realidade em outros países, mas ainda não existe uma plataforma nacional que consiga mapear e também classificar os dados das pesquisas científicas. De acordo com Karyn, se esse sistema fosse aplicado dentro da UFSC seria um processo a longo prazo, “Pois a cultura do pesquisador não é a de divulgar os métodos e dados que ele utilizou para chegar a sua tese. Muitas vezes existe um apego maior a confidencialidade dos dados.” Na primeira palestra sobre Gestão de Dados, foi discutida a importância de pesquisadores terem acesso a métodos que não deram certo, para melhorar seus resultados a partir da experiência em outras pesquisas.

Última palestra do Seminário com o Dr. Rafael Pereira Ocampo Moré da Secretaria de Inovação da UFSC – Foto: Organização do Evento

Com o objetivo de entender como o suporte ao pesquisador da UFSC pode ser mais efetivo, o evento contou com a presença de empresas do setor da pesquisa científica e instituições de ensino federais do país. “Não imaginávamos a adesão nacional que o evento proporcionou. Isso mostra que muitas pessoas e organizações estão interessadas na gestão de dados científicos”,  afirmou Karyn. A organização do evento tem planos para que ele se repita a cada dois anos em outras instituições e que, dessa maneira, possa se consagrar como um seminário nacional.