Aluno da UFSC recebe apoio da Propesq e concorre a prêmio internacional nos Estados Unidos.

18/04/2017 09:39

Para modificar realidades é necessário pesquisar e foi o que o doutorando da Pós Graduação em Aquicultura da UFSC, Delano Dias Schleder, fez. A partir da indicação de seus mentores, Dr. Felipe do Nascimento Vieira e Dra. Leila Hayashi, para o prêmio internacional Alltech Young Scientist, Schleder se tornou um dos finalistas mundiais e irá participar da última etapa nos Estados Unidos. Parte dos dados do trabalho foi obtida em colaboração com o Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massas do CEBIME e auxiliaram na compreensão dos resultados observados por Schleder durante o desenvolvimento do seu projeto de doutorado.

Com o trabalho intitulado Synergistic effect of two brown seaweeds on Pacific white shrimp resistance to thermal shock and White Spot disease, Schleder avaliou os efeitos de algas marinhas como suplemento na alimentação de camarões. A indicação do uso de algas marinhas partiu da professora e coorientadora da tese de Schleder, Leila Hayashi. “Logo no início utilizamos a alga nativa Sargaço e a alga Undaria, que não é nativa da região, para alimentar os camarões e estudar as reações que ela provocava” relata Schleder.

Ao perceberem o benefício da Undaria no combate ao vírus da mancha branca e do Sargaço na resistência dos camarões ao estresse térmico, Schleder uniu as duas espécies de algas ‘Undaria’ e ‘Sargaço’ como um suplemento da alimentação do camarão. “As algas têm uma série de componentes e estimulantes que podem agir sinergicamente na resistência da mudança de temperatura e também da infecção da mancha branca. E foi assim que a gente decidiu unir as duas espécies.”

Delano Schleder aprofundou sua pesquisa sobre formas de combater doença e o estresse térmico no camarão no Laboratório de Camarões Marinhos da UFSC com o apoio do Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massas do CEBIME sob a supervisão e colaboração de Martina Blank. “O CEBIME foi fundamental para a minha descoberta. A Martina aqui no laboratório me ajudou a literalmente ver o que faltava” – afirma Delano. Para descobrir quais os efeitos fisiológicos da suplementação com as algas marinhas, ele utilizou a espectrometria de massas por MALDI-TOF, que é uma técnica analítica poderosa para análise de biomoléculas, dentre elas as proteínas e os lipídeos (analisados no trabalho do Delano).

Nas análises de espectrometria de massas, Schleder contou com a colaboração de Martina Blank, Ph.D. em Biologia, que atua no CEBIME. “Só no último ano foram mais de oito mil análises realizadas pela comunidade universitária em nossa Plataforma de Espectrometria de Massas”. Martina, que trabalha no laboratório desde 2012, conta que para fazer as análises no MALDI ensinou os procedimentos para Schleder, “geralmente a gente não faz a interpretação dos dados, mas com o Delano trabalhamos em parceria. Acompanhamos todo o processo dele do início ao fim”. E por isso Martina faz parte do time de coautores do trabalho de Delano e hoje contribui para o seguimento das pesquisas. “Para evoluir a pesquisa a gente precisa compreender o que está ocorrendo na fisiologia do animal alimentado com as algas marinhas” – explica Delano Schleder, que ainda pontua que sem a integração do LCM com o CEBIME não seria possível chegar às observações relatadas em seu trabalho que concorre ao prêmio.

O Laboratório Central de Biologia Molecular Estrutural (CEBIME) possui uma plataforma multiusuária de espectrometria de massas e é a única deste porte no estado de Santa Catarina. Segundo Martina, o laboratório abriga um conjunto de equipamentos dedicados a análises de espectrometria de massas para caracterização de novos compostos químicos, metabólitos, produtos sintéticos e biomoléculas. As normas para a utilização dos equipamentos encontram-se no site do CEBIME “Como é um laboratório multiusuário procuramos atender a toda comunidade que precisa utilizar estes equipamentos.”

O doutorando Delano Schleder é um dos classificados para a final do Alltech Young Scientists deste ano. Essa é uma premiação da empresa Alltech que trabalha em todo mundo investindo em Agrociência. Delano Schleder é o vencedor da América Latina na categoria de pós-graduação e junto de outros sete competidores participará da competição mundial na Alltech Young Scientist Discovery Week, onde acontecerá a apresentação do trabalho para a banca de avaliação. Para o vencedor será oferecido uma bolsa de estudos onde ele poderá desenvolver de forma mais aprofundada sua pesquisa. Conheça mais sobre a Alltech aqui.

Linda Inês Pereira

Estagiária de Jornalismo da PROPESQ/UFSC