Ano Internacional da Luz inspira comunidade científica no Brasil

11/06/2015 09:57

Semana da Ciência e Tecnologia 2015: Luz, Ciência e Vida.

Arte do material de divulgação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 reflete o tema “Luz, ciência e vida” e alia a imagem da mão e do genoma humano tendo como foco a luz.

O Ano Internacional da Luz, proclamado para 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, tem inspirado a comunidade científica no Brasil. Os principais eventos da área, promovidos anualmente, abordarão diversos aspectos sobre o assunto. É o caso da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá de 19 a 25 de outubro e terá como tema “Luz, ciência e vida”.

A arte do material de divulgação da Semana deste ano (cartazes, banners e fôlderes), que começa a ser distribuído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na segunda quinzena deste mês em todo o País, reflete a temática ao aliar a imagem da mão e do genoma humano tendo como foco a luz. Clique aqui para baixar o material da SNCT 2015.

“A logo, de fato, convida as pessoas a pensarem neste tema ao usar elementos de Física e de Biologia e a imagem realmente remete para o protagonismo do homem, representado pela mão humana, que simboliza a efetividade e, ao mesmo tempo, a capacidade e a presença humana no sentido de realizar coisas”, descreve Douglas Falcão, que é diretor de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI), responsável pela coordenação nacional do evento.

O Ministério também trabalha na construção do site da SNCT 2015, com a proposta de tornar a utilização do portal mais simplificada para facilitar o registro das ações programadas para todo o País. Também está em processo de articulação final o lançamento de um edital no valor de R$ 2,5 milhões, em parceria com o Instituto TIM e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), para a realização de ações voltadas para a temática.

Segundo Falcão, a ideia é popularizar a ciência e atingir, especialmente, o público entre 4 e 10 anos de idade.  “A garotada nesta faixa etária é muito sensível à ciência e tecnologia e muito curiosa e, ao mesmo tempo, será um desafio para as nossas instituições pensarem em atividades para as crianças”, avalia o coordenador, que acredita que o alinhamento com o tema eleito pelas Nações Unidas promoverá uma maior estruturação, organização e inserção das instituições brasileiras nas comemorações do ano comemorativo.

Luz e a humanidade

O diretor lembra que a luz está ligada de forma visceral à vida na Terra e ao caminho da humanidade. Em termos tecnológicos, avalia, será para o século 21 o que a eletrônica foi para o anterior. O prêmio Nobel de Física deste ano, ressalta, foi dividido entre três cientistas que desenvolveram o LED azul, fonte de luz mais eficiente, ecologicamente correta.

Douglas Falcão destaca que foi apenas com o advento da fibra óptica que a jovem internet passou a nos conectar transmitindo grandes quantidades de dados em alta velocidade. “Também é fácil entender a luz como fonte de energia que vem do Sol e que permite a vida na Terra em toda a sua variabilidade. O ciclo de claro e escuro e a sua duração influencia o clima, a agricultura e o comportamento humano”, pontua.

Ele observa que também se pode pensar a luz como inspiradora e ferramenta para a arte ou, ainda, como porta para o tempo passado do universo, e que, se nas grandes cidades o excesso a iluminação polui o céu, ainda existem muitos lugares no mundo onde a escuridão da noite é quebrada apenas pelas luzes das lamparinas a querosene, que comprometem a saúde de quem elas iluminam.

“Não é difícil imaginar muitas outras conexões entre a luz e a humanidade, seja na dimensão tecnológica, social ou ambiental. Por esse motivo, este tema pode desempenhar um papel estratégico na educação. Sua transversalidade não respeita fronteiras disciplinares, culturais, geográficas ou temporais”, conclui.

SBPC

A definição para a SNCT 2015 se deu em parceria da Secis com as associações científicas lideradas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que também abordará o tema na sua 67ª reunião, marcada para 12 a 18 Julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos (SP). Com o tema “Luz, Ciência e Ação”, o evento terá a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior.

programação da 67ª Reunião Anual da SBPC contará com conferências, mesas-redondas, minicursos, encontros, sessões especiais, assembleias, além da SBPC Jovem, a ExpoT&C e a SBPC Mirim. A  ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. O espaço, neste ano, contará com 2.100 metros quadrados e cerca de 30 estandes representados por instituições ligadas ao MCTI, onde o tema luz será destaque.

Fonte: MCTI