Audiência Pública se propõe a discutir o futuro da pesquisa no estado de Santa Catarina

25/06/2018 14:38

Ocorreu na última quarta-feira, 20 de junho de 2018, uma Audiência Pública promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

O evento, que durou cerca de 5 horas, contou com a presença de diversos representantes das instituições que trabalham sob a perspectiva da pesquisa no Estado e, ainda, do público ouvinte, através da internet. Além da participação do pró-reitor de pesquisa da UFSC, Sebastião Roberto Soares, estavam presentes a vice-reitora Alacoque Lorenzini, diversos diretores de centro de ensino da UFSC, alunos de graduação e diretores de sindicatos.

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação como Política de Estado em Santa Catarina”, o principal ponto discutido foi os recursos destinados às atividades de pesquisa, que na perspectiva do pró-reitor de pesquisa não estão sendo devidamente direcionados. Segundo a legislação do Estado, pelo menos 2% do valor destinado à educação teria que ser encaminhado para a produção de ações na área.

Segundo o pró-reitor Sebastião, o debate foi bastante interessante e construtivo sob vários pontos de vista da valorização da pesquisa, a partir do ângulo político, para a construção de uma sociedade soberana em termos de conhecimento.

A sensibilização da comunidade (com o intuito de oferecer subsídios à ALESC para que questões de recursos e prioridades de uso sejam retomadas) foi outro fator apontado como essencial para a audiência.

Como destaca o pró reitor de pesquisa, a intenção é que as verbas sejam realmente destinadas, como previsto em lei. Além do mais, que os deputados consigam efetivar o que já foi discutido.

 

Leticia Silva
Divulgação Propesq