Capes lança Programa Doutorado Pleno no Exterior 2016

08/07/2016 16:36

O programa de Doutorado Pleno no Exterior contempla as diversas áreas do conhecimento e destina-se a candidatos de elevado desempenho acadêmico que se dirijam a instituições estrangeiras de excelência para a realização de doutorado pleno em universidades do exterior.

Tipo de programa: Bolsa individual

Objetivo: Oferecer bolsas de doutorado pleno no exterior como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pelo conjunto dos programas de pós-graduação no Brasil; ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior, proporcionando maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira e ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência.

Modalidade: Doutorado pleno

Benefícios:

• Mensalidade
  • Auxílio deslocamento
  • Auxílio instalação
  • Seguro saúde

Duração: 12 meses, podendo ser renovada sob condição de desempenho acadêmico satisfatório com vigência até o mês da defesa da tese, não ultrapassando 48 meses.

Inscrição

• As inscrições são gratuitas e efetuadas com o preenchimento de formulários, o envio de documentos e envio do projeto, conforme descrito no arquivo “Regulamento Doutorado Pleno”.
  • A seleção consistirá de: verificação da consistência documental, análise de mérito, entrevista, priorização e decisão final da Diretoria Executiva da Capes. Todas as fases têm caráter eliminatório e as duas últimas têm, inclusive, caráter classificatório. As etapas de entrevista e priorização poderão ser dispensadas a critério da Capes e em função da disponibilidade orçamentária e financeira.
  • Os candidatos poderão indicar até duas instituições para a realização do doutorado pleno no exterior, sendo que a decisão sobre uma delas, para fins de concessão da bolsa, é de competência exclusiva da Capes.
  • O formulário de inscrição é compatível com os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox e Safari, sendo o horário limite para inscrição até às 23:59, horário de Brasília.
  • É vedado o acúmulo de bolsa destinada à mesma finalidade, quando concedida por agência de fomento brasileira. Estudantes/pesquisadores que já usufruíram da bolsa no exterior não poderão ser contemplados novamente, na mesma modalidade, mesmo após o cumprimento do interstício exigido, exceto para bolsas de pesquisa pós-doutoral.
Inscrições (exclusivamente pela internet)
Até 30 de agosto de 2016
A partir de 18 de abril de 2017
Complementação de documentos