Congresso Internacional de Antropologia ocorrerá pela primeira vez no Brasil e em Santa Catarina

13/07/2018 08:37

Em sua carreira, o já falecido professor Silvio Coelho dos Santos, incentivou a participação da comunidade acadêmica nos congressos internacionais de antropologia. Com atuação também como Pró-Reitor de Pesquisa e Graduação, o professor foi precursor na área em Santa Catarina e será um dos nomes homenageados durante o curso do 18º Congresso Internacional de Antropologia. Além disso, foi de grande influência para uma internacionalização da antropologia da Universidade.

Há 5 anos, o Brasil, sobretudo a Universidade Federal de Santa Catarina, foi candidata e eleita para sediar o 18º IUAES. O Congresso ocorrerá entre os dias 15 e 21 de julho buscando criar uma rede de relações internacionais para a ampliação do conhecimento na área.

A programação do evento contém conferências, simpósios, plenárias, painéis abertos e fechados, workshops, apresentação de filme, fotografia, mostras artísticas e atividades da Rede Global das Antropólogas Feministas para dialogar sobre o que significa ser mulher cientista atualmente.

Este grupo, que já se reuniu outras vezes na América Latina, chega, sobretudo com o intuito de incluir na discussão, nomes de mulheres importantes para a história da antropologia no mundo. A programação especial feita para o encontro, assinala algumas atividades divididas desde o primeiro até o último dia, como atividades de cunho feminista e tem a quarta-feira, como dia centralizado para o circuito feminista, e que qualquer pessoa que estiver presente poderá participar.

Além disso, haverá um momento para as chamadas experiências antropológicas, onde os participantes do congresso poderão visitar diferentes áreas da cidade para que se conheça melhor a realidade de Florianópolis.

De acordo com a professora Miriam Grossi o objetivo do congresso é “… mostrar para o mundo a ciência que a gente faz no Brasil e em particular mostrar pro  mundo, como que se faz isso na UFSC, no campo da Antropologia, em suas várias interfaces interdisciplinares”.

Foto: Arquivo IUAES

Esperando  aproximadamente 2 mil pessoas de mais de 100 países no mundo, para a organização desse evento existem cerca de 150 pessoas, entre alunos, professores e egressos da Universidade. Pela dificuldade desse trabalho de gestão, todo esse grupo está atuando desde 2013 para a construção desse trabalho.

O Congresso, para mais, também é visto para os integrantes dessas comissões, como um  espaço criado para que estudantes envolvidos com o âmbito da pesquisa na carreira acadêmica, tenham acesso e criem experiência para organizar outros eventos em maior ou menor escala.

Para mais informações, você pode acessar o site ou a página do Facebook.

Leticia Silva
Divulgação Propesq