EMBRAPII e BRDE assinam convênio para financiar projetos na região sul

12/05/2017 16:16

A Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial (EMBRAPII) desenvolve trabalhos nos diferentes centros de ensino do Brasil, com 27 unidades em operação. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) existem duas unidades credenciadas pela empresa, o REMA – Núcleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente e o POLO – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica. Para a EMBRAPII, a expectativa em relação aos laboratórios é que as empresas industriais sejam atraídas pela forte base de conhecimento existente. Sendo o objetivo final gerar inovação industrial no país.

A EMBRAPII oferece recursos financeiros não-reembolsáveis para a implantação de projetos de PD&I (Pesquisa, desenvolvimento e Inovação) em parceria com empresas. O apoio financeiro aos projetos se dá pela subvenção de até 1/3 das despesas dos projetos aprovados, enquanto o restante do valor é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Para beneficiar esta procura e investir no PD&I, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e a EMBRAPII assinam, no próximo dia 17 de maio, um convênio para facilitar o financiamento de projetos inovadores aprovados pelos polos e unidades credenciadas e aptos a receber recursos da entidade.

O acordo da EMBRAPII com o BRDE permite que pequenas e médias empresas da Região Sul possam investir em seus projetos e conseguir o valor total. Nelson Ronnie dos Santos, superintendente do BRDE em Santa Catarina explica que o papel do Banco Regional é oferecer crédito de longo prazo por meio do programa BRDE Inova. O programa prevê condições diferenciadas de financiamento para projetos que foram analisados pelas unidades da Empresa e que demonstram potencial inovador.

O diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, afirma que ao compartilhar riscos por meio da divisão dos custos do projeto, a entidade estimula o setor industrial a inovar e ser mais competitivo. A parceria com o BRDE será um elemento crucial para estimular a participação efetiva do segmento industrial da Região Sul e ampliar a inovação em projetos de P&D das próprias empresas.

A cerimônia de assinatura acontece durante a Jornada da Inovação e Competitividade da Indústria da FIESC, no auditório da entidade. O evento vai contar com a participação dos diretores do BRDE em Santa Catarina, Neuto Fausto de Conto e Renato de Mello Vianna, do diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, do presidente da FIESC, Glauco Côrte, e dos executivos do BRDE e EMBRAPII, além de empresários do estado de Santa catarina.

Fonte: comunicação EMBRAPII