Perguntas Frequentes – Formulário de Pesquisa

Os projetos de pesquisa realizados na UFSC devem ser registrados no SIGPEX (Sistema Integrado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e de Extensão), que foi desenvolvido visando à facilidade de preenchimento e de obtenção de relatórios, a fim de que sirva como instrumento de gestão. Em caso de dúvidas, consulte a FAQ (perguntas frequentes) em duvidas.propesq.ufsc.br. Não encontrando a resposta para o seu questionamento, entre em contato através do portal de atendimento institucional em atendimento.propesq.ufsc.br ou atendimento.ufsc.br (opção Propesq/Sigpex). Utilize esse serviço para enviar sugestões também.

O Formulário de Pesquisa do NOTES permanece aberto apenas para aqueles projetos que lá foram cadastrados. As perguntas mais frequentes a respeito do NOTES podem ser consultadas abaixo:

1. Ainda não tenho cadastro no sistema, como devo proceder para preencher pela primeira vez o formulário de registro de projeto de pesquisa?
É necessário que você se cadastre no sistema. Clique no botão “novo usuário” e siga as instruções da tela. Isto deve ser feito apenas na primeira vez que você acessar o novo formulário de registro. Depois de você estar cadastrado, terá acesso livre para registrar ou alterar os dados de seus projetos, bem como para verificar o andamento dos formulários anteriormente registrados pelo novo sistema.

2. Quem pode ser coordenador de projeto de pesquisa na UFSC?
Poderão coordenar os projetos de pesquisa servidores docentes ou técnico-administrativos, integrantes do quadro de pessoal permanente da Universidade, no efetivo exercício de suas atividades ou aposentados que se inserirem nas normas da Resolução nº 012/CUN/99, Programa de Serviço Voluntário. Não poderão ser registrados como coordenadores professores substitutos, professores visitantes, professores bolsistas recém-doutores, estudantes de quaisquer níveis ou pessoas que não possuam vínculo empregatício com a UFSC, a estes é permitido que atuem, e sejam registrados nos projetos mas como participantes das atividades de pesquisa.

3. Porque o “nome do usuário” deve ser o número do SIAPE? Não poderia ser como nos demais sites da internet, nos quais eu escolho o meu nome do usuário?
Foi escolhido o número do SIAPE para garantir que somente os professores e os servidores do quadro de pessoal permanente da UFSC, no efetivo exercício de suas atividades ou aposentado, pudessem registrar projetos de pesquisa no sistema.

4. A minha senha será fornecida pelo sistema ou eu que irei criá-la?
Você escolhe a senha. Para evitar que você esqueça a sua senha, quando fizer o cadastro inicial, o sistema solicitará que crie uma frase que permita lembrar a mesma. Escolha uma frase bem sugestiva.

5. Posso alterar a minha senha e meu nome de usuário?
Você pode alterar sua senha sempre que entender que seja necessário. Clique no botão “atualizar cadastro” e siga as instruções. O “nome do usuário” não pode ser alterado, será sempre o seu número do SIAPE.

6. Se eu não lembrar o número do SIAPE, como posso obtê-lo?
Clique no botão “esqueceu seu usuário?”, o sistema lhe apresentará o nome de todos os funcionários da UFSC, procure o seu nome, ao lado estará indicado o seu número do SIAPE. Este número também aparece na capa de seu contra-cheque.

7. Se eu esquecer a minha senha, como devo proceder?
Clique no botão “esqueceu sua senha?”, o sistema lhe solicitará o seu “nome do usuário” e o seu e-mail. Você pode optar por gerar uma nova senha ou solicitar a frase que você criou para lembrar. Você receberá uma mensagem com as informações que solicitou.

8. Como faço para imprimir o formulário de pesquisa preenchido?
Para imprimir, acesse a página do formulário de pesquisa, informe o seu “nome do usuário” e a senha, destaque o formulário do projeto que você quer imprimir, vá para a barra de ferramentas no topo da tela, clique em “Arquivo” e em “Imprimir”.

9. Cadastrei o meu projeto de pesquisa e enviei para aprovação, porém não recebo mensagem alguma me informando da tramitação do formulário, por quê?
Verifique se você informou o seu e-mail corretamente. É comum que as pessoas coloquem letras maiúsculas ou acentuem os caracteres do endereço eletrônico. Para verificar seus dados, acesse a página do formulário de pesquisa, clique no link “atualizar cadastro” e siga as instruções.

10. Como registro um novo projeto?
Acesse a página do novo formulário de registro de pesquisa. Clique no botão “novo projeto?”, o sistema lhe solicitará o seu “nome do usuário” e a sua senha, se os dados conferirem, abrirá o formulário de registro, preencha conforme as instruções.

11. Já estou cadastrado, tento preencher um novo formulário de registro ou quero visualizar o andamento de meus projetos e o sistema não aceita a minha senha ou o meu nome do usuário, a quem devo recorrer?
Primeiro verifique se você preencheu corretamente o seu “nome do usuário” e a sua senha. Caso tenha esquecido algum dos dois, clique nos botões de ajuda “esqueceu sua senha” ou “esqueceu seu usuário” existentes na página inicial de entrada no novo formulário de registro. Se o problema continuar, entre em contato com o Departamento de Projetos da Propesq.

12. O que significa “Relatório Final”?
O relatório final tem o mesmo formato que o formulário de registro de seu projeto com o acréscimo do espaço para colocação da produção científica e tecnológica resultante do projeto. Você apenas vai corrigir os campos que sofreram alteração no decorrer da execução da atividade de pesquisa e acrescentar a produção científica e tecnológica.

13. Quem aprova o relatório final?
Mesmo que o projeto conte, além do coordenador, com vários outros participantes, que podem ser de diferentes Departamentos, o relatório final será analisado pela Chefia do Departamento do Coordenador, ouvidos os departamentos envolvidos na análise e aprovação do projeto, que poderá aprová-lo ou solicitar alterações que entender necessárias.

14. Tenho que preencher todos os campos do formulário de uma vez só ou posso fazer o preenchimento em várias etapas?
Pode preencher em etapas. Sempre que você quiser interromper o preenchimento, salve o formulário clicando no botão “salvar como rascunho” que se encontra no final da página. Quando você quiser retomar o preenchimento, acesse a página do formulário de pesquisa, informe o seu “nome do usuário” e a senha, clique no botão “rascunhos” no campo “ver formulários”, destaque o formulário do projeto que você quer continuar o preenchimento, clique no botão “editar” e introduza as informações complementares.

15. Se eu salvar o meu formulário como rascunho, como devo proceder para retomar o preenchimento?
Quando você quiser retomar o preenchimento, acesse a página do formulário de pesquisa, informe o seu “nome do usuário” e a senha, clique no botão “rascunhos” no campo “ver formulários”, destaque o formulário do projeto que você quer continuar o preenchimento, clique no botão “editar” e introduza as informações complementares.

16. Posso enviar o formulário para análise do Departamento com algum campo sem preenchimento?
Não, todos os campos deverão estar preenchidos. O sistema lhe avisará caso você tenha esquecido de colocar alguma informação. Só quando você salva o formulário como rascunho, é permitido deixar campos sem preenchimento.

17. Posso excluir o rascunho de um projeto?
Sim, basta clicar no botão “excluir projeto”, no topo da página e o sistema eliminará o seu formulário.

18. Posso alterar os dados de um projeto?
Enquanto o projeto ainda estiver na forma de rascunho, você pode alterar qualquer um dos campos já preenchidos. Caso o projeto já tenha sido enviado para aprovação, você somente poderá alterar os dados se a Chefia do Departamento lhe devolver o formulário solicitando alterações. A única exceção é a possibilidade de incluir participantes, o que pode ser feito a qualquer tempo, antes da elaboração do relatório final.

19. Depois de eu enviar o formulário para aprovação, ainda posso alterar algum dos campos?
Caso o projeto já tenha sido enviado para aprovação, você somente poderá alterar os dados se a Chefia do Departamento ou o Diretor do Centro lhe devolverem o formulário solicitando alterações. A única exceção para alterar os dados sem que a chefia lhe devolva o projeto para revisão é a possibilidade de incluir participantes, o que pode ser feito a qualquer tempo antes da elaboração do relatório final.

20. Sou muito ocupado, não tenho tempo livre para elaborar o formulário de registro. Posso passar esta tarefa para outra pessoa, que preencheria os dados de um projeto de pesquisa do qual serei coordenador?
Não, o coordenador é quem deve preencher o formulário de registro. É uma opção sua fornecer o seu SIAPE e a sua senha para terceiros. Não recomendamos este procedimento, pois esta pessoa teria acesso a todos os demais projetos que você já coordenou, podendo, inclusive, alterar dados de alguns deles.

21. Tento digitar o meu nome ou o nome de um participante e o sistema não aceita, o que está acontecendo?
O seu nome e os dos demais participantes que são do quadro da UFSC serão preenchidos automaticamente, bastando para isto informar o número do SIAPE e solicitar que o sistema busque as informações no banco de dados. Caso você queira incluir o nome de estudantes da UFSC, informe o número de matrícula e o sistema se encarregará de preencher os dados do estudante. Caso o participante seja externo à UFSC, aí sim, é necessário que você preencha o nome e os demais dados.

22. Se for necessário alterar os dados de algum dos participantes do projeto, o próprio participante poderá fazê-lo?
Não, apenas o coordenador tem acesso ao formulário. Caso a Chefia devolva o projeto para o coordenador para que faça revisão, ele poderá fazer alterações. As alterações que ocorrerem depois do projeto ter sido aprovado, e que não sejam substanciais, deverão ser informadas quando for elaborado o relatório final.

23. Posso alterar os dados de um projeto depois que ele foi aprovado?
Caso o projeto já tenha sido aprovado, você não poderá mais alterar os dados. A única exceção é a possibilidade de incluir participantes, o que pode ser feito a qualquer tempo antes da elaboração do relatório final. Se acontecerem alterações não previstas na atividade de pesquisa e que não sejam substanciais, estas deverão ser informadas posteriormente, quando da elaboração do relatório final. No caso de alterações substanciais de um projeto de pesquisa, as mesmas serão comunicadas ao Departamento e submetidas à aprovação. O formulário de pesquisa antigo deve ser encerrado e um novo deve ser encaminhado.

24. Como cadastro um participante num projeto?
Se você estiver preenchendo o formulário de registro procure o campo “envolvidos nesta atividade de pesquisa” e clique no botão “sim” de uma das opções: “Outros professores ou servidores da UFSC envolvidos”, “Alunos da UFSC envolvidos” ou “Pessoas externas à UFSC envolvidas”, será aberta uma nova janela na qual você informará os dados dos participantes. Se o formulário já tiver sido enviado anteriormente para aprovação, acesse a página do formulário de pesquisa, informe o seu “nome do usuário” e a senha, clique no botão “por situação” no campo “ver formulários”, destaque o formulário do projeto que você quer introduzir novos participantes e clique no botão “inserir participante”, no topo da página. Será aberta uma nova janela na qual você informará os dados dos novos participantes.

25. Se o coordenador é o único participante da atividade de pesquisa, como é a tramitação do formulário e quem analisa o projeto?
O projeto será analisado apenas pelo Departamento do coordenador, que poderá aprovar, reprovar ou devolver o projeto para revisão. Cada Departamento da UFSC tem sistemática própria, definida pelo colegiado, para analisar os projetos de pesquisa de seus membros.

26. A participação de alunos ou de participantes externos à UFSC exige algum tipo de tramitação extra do formulário de registro?
A participação de estudantes não necessita de tramitação ou análise, considera-se sua participação como automaticamente aprovada. Cabe ao coordenador avaliar se estas pessoas são convenientes para participar do projeto. A participação de pessoas externas à UFSC fica regulamentada de acordo com o que diz a Resolução nº 011/CUN/99, que dispõe sobre o Programa de Participação de Bolsistas de Instituições de Fomento e de Docentes de outras Instituições de Ensino Superior Conveniadas. Caso não haja convênio Institucional com os professores de outras instituições, a sua atuação fica regulamentada pela Resolução nº 012/CUN/99, que dispõe sobre o programa de Serviço Voluntário e disciplina a participação de profissionais em atividades de ensino, pesquisa e extensão na UFSC.

27. Se o coordenador e os demais participantes são todos do mesmo Departamento da UFSC, quem analisa o projeto?
O projeto será analisado apenas pelo Departamento do coordenador. Inicialmente será analisada a participação do coordenador, se for aprovada, então serão analisadas as participações dos demais integrantes. Se a participação do coordenador não for aprovada, o projeto é devolvido para o coordenador, que deve excluí-lo, e a participação dos demais integrantes não será apresentada para o Departamento. O Departamento, seguindo regras próprias, poderá aprovar, reprovar ou devolver para revisão o formulário do coordenador e o dos participantes.

28. Se o coordenador e os demais participantes são de diferentes Departamentos da UFSC, quem analisa o projeto?
O projeto será analisado inicialmente pelo Departamento do coordenador. Se a participação do coordenador for aprovada, serão enviados os formulários dos demais participantes para os respectivos departamentos, que poderão aprova-los ou não. Se a participação do coordenador não for aprovada, o projeto é devolvido para ele e a participação dos demais integrantes nem será analisada.

29. Se o coordenador e os demais participantes são de diferentes Centros da UFSC, quem analisa o projeto?
O projeto será analisado inicialmente pelo Departamento do coordenador. Se a participação do coordenador for aprovada, serão enviados os formulários dos demais participantes para os respectivos departamentos, que poderão aprova-los ou não. Se a participação do coordenador não for aprovada, a participação dos demais integrantes nem será analisada.

30. Pode existir mais que um coordenador no projeto?
Não, o coordenador deve ser único.

31. Se a participação do coordenador do projeto não é aprovada, isto inviabiliza a atividade de pesquisa?
Sim, se a participação do coordenador não for aprovada, o projeto será devolvido para ser excluído e a participação dos demais integrantes nem será analisada.

32. Todos os participantes são aprovados em seus respectivos departamentos, porém a participação do coordenador do projeto não é autorizada. Como fica o projeto?
Não existe esta possibilidade de tramitação do formulário de registro. Se a participação do coordenador não for aprovada, o projeto deve ser excluído e a participação dos demais integrantes nem será enviada para os respectivos departamentos para ser analisada.

33. Se um dos participantes não é aprovado pelo respectivo departamento, isto inviabiliza a atividade de pesquisa?
Não, O que inviabiliza o projeto de pesquisa é a não aprovação da participação do coordenador. Caso o participante não seja aprovado, o coordenador receberá uma mensagem comunicando a decisão do Departamento. Para excluir o participante, acesse a página do formulário de pesquisa, informe o seu “nome do usuário” e a senha, clique no botão “por situação” no campo “ver formulários”, destaque o formulário do projeto em questão e clique no botão “editar”. Para excluir participantes, clique no botão “abrir formulário”, localizado ao lado do nome do participante. Será aberto o “formulário do participante”, e você poderá retirá-lo do projeto clicando no botão “excluir participante” no topo da página. Para substituir participantes, inicialmente exclua o participante indeferido, após clique no botão “inserir participantes”, no topo da página. Será aberta uma nova janela na qual você informará os dados dos novos participantes.

34. Se um dos participantes não é aprovado pelo respectivo departamento, posso excluí-lo ou substituí-lo por um outro?
Sim, o participante pode ser excluído ou substituído. Quando você receber a mensagem comunicando que o participante não foi aprovado, acesse a página do formulário de pesquisa, informe o seu “nome do usuário” e a senha, clique no botão “por situação” no campo “ver formulários”, destaque o formulário do projeto em questão e clique no botão “editar”. Para excluir participantes, clique no botão “abrir formulário”, localizado ao lado do nome do participante, será aberto o “formulário do participante”, e você poderá retirá-lo do projeto clicando no botão “excluir participante” no topo da página. Para substituir participantes, inicialmente exclua o participante a ser retirado do projeto, após clique no botão “inserir participantes”, no topo da página. Será aberta uma nova janela na qual você informará os dados dos novos participantes.

35. Posso incluir ou excluir um participante depois do projeto estar aprovado?
Sim, os coordenadores podem incluir participantes a qualquer tempo, desde que ainda não tenha sido elaborado o relatório final. Acesse a página do formulário de pesquisa, informe o seu “nome do usuário” e a senha, clique no botão “por situação” no campo “ver formulários”, destaque o formulário do projeto que você quer introduzir novos participantes, edite o formulário e clique no botão “inserir participante”, no topo da página. Será aberta uma nova janela na qual você informará os dados dos novos participantes.
Não é permitido ao coordenador excluir participantes depois que foram aprovados pelos departamentos. Caso um participante, por algum motivo, não atuou no projeto de pesquisa, ele poderá ser excluído apenas quando se estiver elaborando o relatório final.

36. Posso incluir um participante depois de a atividade ter sido iniciada?
Sim, os coordenadores podem incluir participantes a qualquer tempo, desde que ainda não tenha sido elaborado o relatório final. Acesse a página do formulário de pesquisa, informe o seu “nome do usuário” e a senha, clique no botão “por situação” no campo “ver formulários”, destaque o formulário do projeto que você quer introduzir novos participantes, edite o formulário e clique no botão “inserir participante”, no topo da página. Será aberta uma nova janela na qual você informará os dados dos novos participantes.

37. Posso incluir um participante depois do projeto ter sido concluído?
Sim, os coordenadores podem incluir participantes a qualquer tempo, desde que ainda não tenha sido elaborado o relatório final. Acesse a página do formulário de pesquisa, informe o seu “nome do usuário” e a senha, clique no botão “por situação” no campo “ver formulários”, destaque o formulário do projeto que você quer introduzir novos participantes, edite o formulário e clique no botão “inserir participante”, no topo da página. Será aberta uma nova janela na qual você informará os dados dos novos participantes.

38. Posso incluir um participante depois do relatório de pesquisa ter sido aprovado?
Não, depois de ter sido elaborado e aprovado o relatório final considera-se a atividade como encerrada e não mais é permitida a inclusão de novos participantes. Após a aprovação do formulário, recebe o número de registro no DP/Propesq e não pode ser mais alterado.

39. Em que situações posso excluir um participante?
Você poderá excluir o participante em três situações distintas: 1) Enquanto o projeto ainda estiver na forma de rascunho; 2) Quando o Departamento não aprova o participante, neste caso procure o campo “envolvidos neste projeto de pesquisa” e clique no botão “abrir formulário”, localizado ao lado do nome do participante, será aberto o “formulário do participante”, e você poderá retirá-lo do projeto clicando no botão “excluir participante” no topo da página e 3) Se o participante já foi aprovado pelo Departamento, porém, por algum motivo, necessita se afastar do projeto, ele somente deverá ser excluído quando da elaboração do relatório final. Neste caso, utilize o campo “outras considerações” para explicar os motivos do afastamento.

40. O coordenador do projeto pode ser substituído ou excluído?
Sim, caso o coordenador, por algum motivo, necessite se afastar da atividade de pesquisa, um novo coordenador deve ser escolhido. O nome do novo coordenador será encaminhado ao Departamento para ser aprovado. Caso o Departamento aprove, o novo nome aparecerá no formulário de pesquisa. Caso o nome não seja aprovado pelo Departamento, o formulário de pesquisa deverá ser encerrado com o preenchimento do relatório final.

41. Tenho um projeto de pesquisa em andamento, por algum motivo necessito me afastar, mas a atividade deve continuar, como devo proceder?
Caso o coordenador, por algum motivo, necessite se afastar da atividade de pesquisa um novo nome para coordenador deverá ser escolhido. O novo nome será encaminhado ao Departamento para aprovação. Caso o Departamento aprove, o novo nome aparecerá no formulário de pesquisa. Caso o nome não seja aprovado pelo Departamento, o formulário de pesquisa deverá ser encerrado com o preenchimento do relatório final.

42. Se eu, como coordenador, desistir de realizar o projeto de pesquisa, mesmo tendo ele sido aprovada em todas as instâncias, posso cancelar e excluir o projeto?
Se o projeto já foi aprovado, mas as atividades ainda não foram iniciadas e o coordenador, por algum motivo, resolver que não mais desenvolverá a ação de pesquisa, deve acessar o formulário de registro da atividade, clicar no botão “editar” e depois no botão “atividade não realizada”, o projeto será excluído. É conveniente você informar o seu Departamento de que a atividade não foi realizada.

43. Se eu desistir de realizar o projeto de pesquisa após ela ter sido iniciada, posso cancelar e excluir o projeto? Como devo proceder?
Não, se a atividade já foi iniciada, você não pode cancelar e nem excluir o projeto. Faça o relatório final informando quais as etapas do projeto de pesquisa foram realizadas e, no campo “outras considerações”, explique os motivos pelos quais teve de interromper o projeto.

44. Se eu excluir um projeto, como fica a questão do relatório final?
Se o projeto não foi aprovado e, consequentemente, a atividade não foi iniciada, você pode excluí-lo sem a necessidade de elaborar o relatório final. Se o projeto já foi aprovado você não deve cancelar e nem excluir o projeto. Acesse o respectivo formulário de registro e clique no botão “editar” e depois no botão “atividade não realizada”, o sistema encerrará o seu formulário. É conveniente você informar o seu Departamento de que a atividade não foi realizada. Se a atividade já foi iniciada, você não deve excluir o projeto. Neste caso, faça o relatório informando quais as etapas projeto de pesquisa foram realizadas e, no campo “outras considerações”, explique os motivos pelos quais teve de interromper o projeto.

45. Como posso verificar a situação de meu projeto?
Basta você acessar a página do formulário de pesquisa, informar o seu “nome do usuário” e a sua senha e você poderá visualizar a situação de todos os projetos que você preencheu com o novo formulário de registro e acompanhamento das atividades de pesquisa.

46. Os demais participantes poderão acompanhar via internet o andamento da tramitação formulário de registro?
Não, apenas o coordenador tem acesso aos formulários.

47. Como fica a emissão de certificados considerando que o número do registro somente será emitido após a aprovação do relatório final?
Caso você queira que nos certificados conste o número de registro do projeto de pesquisa, estes somente poderão ser emitidos após a aprovação do relatório final pela chefia do seu Departamento. Se você necessitar que os certificados sejam emitidos antes do relatório, o DP/Propesq poderá faze-lo, porém estes certificados não terão número algum. Esclarecemos ainda que os certificados serão emitidos apenas uma vez, ou seja, o sistema não permite que sejam impressos certificados duas vezes, uma sem número de registro e outra com. Você deve estar ciente desta limitação quando optar por uma das alternativas.

48. Posso receber certificados sem número de registro e, posteriormente, solicitar uma nova via, agora com número de registro?
Caso você queira que nos certificados conste o número de registro do projeto de pesquisa, estes somente poderão ser emitidos após a aprovação do relatório final pela chefia do seu Departamento. Se você necessitar que os certificados sejam emitidos antes do relatório, o DP/Propesq poderá faze-lo, porém estes certificados não terão número algum e serão emitidos apenas uma vez, ou seja, o sistema não permite que sejam impressos certificados duas vezes, uma sem número de registro e outra com. Você deve estar ciente desta limitação quando optar por uma das alternativas.

49. Nos certificados de meu projeto de pesquisa pode constar uma carga horária superior a da própria atividade?
Não, a carga horária máxima que pode constar no certificado de participação em atividades de pesquisa é aquela que está registrada no formulário aprovado.

50. O Chefe do Departamento pode solicitar alterações no projeto antes de aprová-lo?
Sim, pode solicitar quaisquer alterações que julgar necessárias. Cabe ao coordenador realizar as alterações no formulário de registro. Caso o coordenador não concorde com as alterações solicitadas, pode excluir o projeto. Para excluir, acesse a o formulário e clique no botão “excluir projeto”, no topo da página.

51. O Chefe do Departamento pode não aprovar um projeto e nem permitir alterações?
Sim, caso entendam que a atividade de pesquisa não é de interesse para o Departamento ou para a Universidade. Neste caso o projeto será devolvido ao coordenador e este deverá excluí-lo. Para excluir, acesse a o formulário e clique no botão “excluir projeto”, no topo da página.

52. Se o coordenador não concordar com as alterações solicitadas pelo Chefe do Departamento, poderá desistir de realizar o projeto de pesquisa?
Sim, caso o coordenador não concorde com as alterações solicitadas, pode excluir o projeto. Para excluir, deve acessar a o formulário e clicar no botão “excluir projeto”, no topo da página.

53. O Chefe do Departamento pode solicitar alterações no relatório antes de aprova-lo?
Mesmo que o projeto conte com o coordenador e outros diversos participantes de diferentes Departamentos, o relatório final será analisado pela Chefia do Departamento do Coordenador, ouvidos os departamentos envolvidos, que poderá aprová-lo ou solicitar as alterações que entender necessárias.

54. Caso eu não consiga concluir a atividade no prazo previsto no projeto, posso prorrogar este prazo?
Na data que você informou que o seu projeto de pesquisa encerraria você receberá uma mensagem solicitando que elabore o relatório final. Edite o formulário e clique no botão “atividade em andamento” e informe a nova data prevista para o novo encerramento da atividade.

55. Posso elaborar o relatório das atividades antes do término do prazo previsto no projeto?
Sim, se você conseguir terminar projeto de pesquisa antes do prazo previsto basta você acessar a página do formulário de pesquisa, informar o seu “nome do usuário” e a sua senha e você poderá visualizar os projetos que já preencheu com o novo formulário de registro, escolha o projeto encerrado, edite o formulário e elabore o relatório final. Explique, no campo “outras considerações” as circunstâncias que permitiram você encerrar projeto de pesquisa antes do prazo previsto.

56. Como registro os recursos financeiros captados pelo projeto?
No formulário existe um campo que você informará os principais financiadores de sua atividade de pesquisa, e um campo para informar o valor total dos recursos captados pelo projeto.

57. O sistema fará o controle automático das minhas horas em atividades de pesquisa remuneradas e não remuneradas?
Não, esta é uma exclusiva atribuição de seu Departamento.

58. Quem define se o meu projeto pode ser ou não ser considerado como uma atividade de pesquisa?
É o seu Departamento que define o que considerar como atividade de pesquisa. Para esta definição deve tomar como base a Resolução sobre a Pesquisa na UFSC que considera como atividade de pesquisa tanto os trabalhos executados com o objetivo de adquirir conhecimentos para a compreensão de novos fenômenos, como o desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, processos e sistemas inovadores.

59. Quando o projeto receberá o número de registro?
Somente após a aprovação do relatório final. Para tramitação, o projeto receberá apenas um número de protocolo.

60. Se eu não fizer o relatório final, o que acontecerá?
O sistema informará ao seu Departamento que sua atividade terminou e que você não elaborou o relatório final e você é considerado como “usuário com pendência” no sistema. Cabe ao Departamento decidir qual providência tomar.

61. Posso renovar o meu projeto sem a necessidade de preencher o formulário novamente?
Caso você queira fazer o registro de um projeto de projeto que seja continuação de um projeto anterior, você pode utilizar o projeto antigo, caso este já tenha seu relatório aprovado. Faça as modificações nos campos que sofrerão alteração. Para renovar um projeto, acesse a página do formulário, clique na opção “Por Título”, digite seu “nome do usuário” e senha e localize seu projeto. Após, abra o formulário, clique no botão “Renovar” e digite os campos que sofrerão alteração.

62. Se eu renovar o projeto, posso alterar o coordenador?
Sim, caso o coordenador, por algum motivo, necessite se afastar da atividade de pesquisa um novo nome para coordenador deverá ser escolhido. O projeto será encaminhado para aprovação com o novo coordenador.

63. Se eu participo como membro de uma atividade, mas não sou coordenador, posso registrar a atividade ou é coordenador quem deve realizar o registro e incluir meu nome?
Apenas o coordenador pode fazer registro do projeto de pesquisa. Ele fará o preenchimento do formulário e colocará o seu nome com participante.

64. O que devo fazer se minha atividade ainda não foi aprovada e preciso desta aprovação para uma data específica (para concorrer a um edital, por exemplo)?
Você deve entrar em contato com a chefia do seu Departamento e solicitar que seja agilizada a aprovação do projeto. Caso o projeto tenha participantes de outros departamentos, faça a mesma coisa, entre em contato com os respectivos Chefes e peça que dêem prioridade ao seu processo. O DP/Propesq não pode interferir neste caso.

65. Posso recorrer (e a que setor) se meu projeto não foi aprovado?
Você deve entrar em contato com a chefia do seu Departamento e investigar os motivos da não aprovação do seu projeto. O DP/Propesq não pode interferir neste caso.

66. É possível iniciar projeto de pesquisa em data anterior àquela declarada no formulário?
Cabe ao seu Departamento analisar a situação. Se o Departamento permitir que você inicie as atividades antes da data prevista, informe o fato quando elaborar o relatório final. O DP/Propesq apenas controla o registro das atividades autorizadas pelos Departamentos.

67. Projetos que são contemplados com bolsistas podem ter o nome desses bolsistas incluídos posteriormente? Neste caso, o projeto necessitara ser novamente aprovado por algum departamento?
A participação de estudantes não necessita de tramitação ou análise. Se o coordenador entender que estas pessoas contribuirão para a atividade de pesquisa, considera-se sua participação como automaticamente aprovada. A participação de pessoas externas à UFSC fica regulamentada de acordo com o que diz a Resolução nº 011/CUN/99, que dispõe sobre o Programa de Participação de Bolsistas de Instituições de Fomento e de Docentes de outras Instituições de Ensino Superior Conveniadas. Caso não haja convênio Institucional com os professores de outras instituições, a sua atuação fica regulamentada pela Resolução nº 012/CUN/99, que dispõe sobre o programa de Serviço Voluntário e disciplina a participação de profissionais em atividades de ensino, pesquisa e extensão na UFSC.

69. Se o relatório final da atividade não for aprovado pelo chefe de departamento, mas eu entender que deveria ter sido aprovado, o que devo fazer?
O relatório dificilmente será rejeitado de forma sumária, normalmente a Chefia solicitara informações adicionais para analisa-lo se entender que o relatório não está suficientemente instruído. Você deve entrar em contato com a chefia do seu Departamento e solicitar esclarecimento sobre os motivos da não aprovação do seu relatório. O DEP/PRPe não pode interferir neste caso.

70. Como exportar um relatório para o Excel?
Acessando qualquer um dos itens do menu do sistema (Por Título, Por Situação, etc.) você verá um link “Exportar”. Clicando nesse link será gerado um relatório com as informações que você está vendo na tela. Por exemplo, se você está na visão Por Título, os dados exportados serão Título, Coordenador, Status, Nº do protocolo, Data Início e Data Fim. Por isso localize a visão que contenha as informações que você precisa e então faça a exportação. A visão “Exportação” é a que contém mais dados..

71. Como abrir um relatório exportado no Excel?
Os relatórios são exportados utilizando a vírgula como separador. Então para abrir no Excel são necessários alguns passos que são descritos abaixo:
– abra o Excel;
– vá na opção para abrir um arquivo e selecione o arquivo exportado pelo sistema de extensão/pesquisa;
– na tela de aviso sobre a extensão do arquivo, clique no botão “Sim”
– na tela do Assistente de importação do texto, escolha como o tipo de campo que melhor descreva seus dados, a opção “Delimitado” e clique no botão “Avançar”;
– na próxima tela marque como Delimitadores a opção “Vírgula” e desmarque as demais opções. Depois clique no botão “Avançar”;
– na próxima tela clique no botão “Concluir” e então a planilha será aberta com os dados do relatório.

Fonte: FAQ Setic https://otrs.setic.ufsc.br/otrs/public.pl?Action=PublicFAQExplorer;CategoryID=21