Inscrições abertas para o Programa Mulheres na Ciência

11/03/2010 17:48

Promovido pela L’Oréal Brasil, pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), o programa “Mulheres na Ciência” selecionará até sete pesquisadoras que tenham completado o doutorado entre 2004 e 2010.

São quatro bolsas para as áreas das Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, uma para as Ciências Físicas, uma para as Ciências Químicas e uma para as Ciências Matemáticas. O valor de cada bolsa auxílio grant é o equivalente a US$ 20 mil, convertidos em reais, para aplicação em 12 meses.

Lançado em 2006, o programa já beneficiou 26 jovens cientistas. O objetivo é incentivar a presença da mulher na linha de frente do conhecimento e garantir visibilidade ao trabalho das pesquisadoras, além de oferecer condições favoráveis para a continuidade de projetos por meio do auxílio financeiro.

“O programa se fortalece mais a cada ano e reforça a convicção da L’Oréal de que ajudando as jovens pesquisadoras brasileiras estaremos impulsionando a Ciência e colaborando para o futuro do país”, afirma Simone Nogueira, diretora de comunicação da L’Oréal Brasil.

A comissão julgadora será presidida pelo presidente da ABC, Jacob Palis Jr., e reunirá representantes da Unesco, da L´Oréal e pesquisadores indicados pela Academia Brasileira de Ciências, entre eles quatro cientistas brasileiras contempladas pelo L’oréal/Unesco internacional “For Women in Science”: a geneticista Mayana Zatz, a física Belita Koiller, a bióloga Lucia Previato e a astrônoma Beatriz Barbuy.

“Esta iniciativa é muito importante em termos de visibilidade, mas principalmente porque desmistifica a crença de que a mulher não tem cabeça para a ciência. Mais do que isso, nos ajuda a mostrar que as mulheres que escolhem essa carreira são normais ou, pelo menos, fingimos muito bem”, brinca Mayana Zatz. “Somos vaidosas, mães, amigas e gostamos de nos divertir”, atesta.

Lançado em 1998, o For Women In Science é a versão internacional do programa. Foi o primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo. Depois de 12 anos, os números são impressionantes: 62 notáveis cientistas já foram laureadas e 864 jovens cientistas de 93 países distintos também foram contempladas com premiações internacionais e locais.

A edição internacional de 2010 foi realizada, no início de março, em Paris.  Ao lado da França, o Brasil é o segundo país com mais laureadas internacionais, atrás apenas dos Estados Unidos.

As inscrições podem ser feitas até 10 de maio, no site http://loreal.abc.org.br/