Laboratório Central de Microscopia Eletrônica

O Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME) constitui-se em um órgão suplementar da Universidade Federal de Santa Catarina, criado nos termos da Resolução nº 005/CUn/2007, com subordinação direta ao Reitor que poderá atribuí-la ao Pró-Reitor de Pesquisa.

O Laboratório central de Microscopia Eletrônica (LCME) da UFSC, inaugurado em 20 de novembro de 2007, foi criado com o intuito de disponibilizar os equipamentos de microscopia eletrônica e confocal e acessórios para preparação de amostras de forma organizada e racional para o ensino e a pesquisa, caracterizando o seu objetivo multiusuário e multidisciplinar. Com este laboratório, a UFSC passou a ser uma das poucas instituições que agrega em um mesmo espaço um conjunto de equipamentos de grande porte destinados a multiusuários na área de microscopia.

O Laboratório Central de Microscopia Eletrônica tem por finalidade alavancar a pesquisa científica e tecnológica desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina e em outras instituições parceiras, tanto no aspecto qualitativo quanto quantitativo, mediante a disponibilização de recursos de microscopia eletrônica.

Laboratório Central de Microscopia Eletrônica