OPORTUNIDADES DE PARCERIAS DE PESQUISA COM UNIVERSIDADES DO REINO UNIDO

03/04/2014 17:38

O Pró-Reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy, esteve presente na iniciativa do British Council/British Embassy GREAT 2014. Além de uma feira aberta a interessados em cursar Colleges ou Universidade do Reino Unido, desta vez o evento incluiu a visita de cerca de 10 Universidades do Reino Unido. O grupo promoveu eventos similares em Recife (dia 17/03), em Belo Horizonte (dia 19/03) e em Porto Alegre (dia 21/03), onde a UFSC esteve presente. O Programa consistiu de apresentações de Universidades brasileiras e do Reino Unido, mostrando seus principais interesses em pesquisa e os pontos de colaboração com as instituições brasileiras. O comitê organizador vai disponibilizar todas as apresentações e assim que isto ocorrer, disponibilizaremos o endereço para que os pesquisadores da UFSC possam prospectar potenciais colaborações.

Um aspecto importante foi que todos os representantes das Universidades do Reino Unido afirmaram que não estão interessados em acordos de cooperação “de gaveta” mas sim, em efetivas e produtivas colaborações com pesquisadores brasileiros e da UFSC.

Segue abaixo a lista de Universidades do Reino Unido participantes da iniciativa com observações feitas pelo Pró-Reitor de linhas de pesquisa que podem interessar os pesquisadores da  UFSC. Há muito mais possibilidades, pelo que se recomenda entrar na página da Universidade para maior aprofundamento.

A combinação feita com os representantes das Universidades do Reino Unido seria que eles enviariam e-mails dos grupos interessados de lá para que a PROPESQ os colocasse em contato com os potenciais grupos da UFSC.  A recíproca é verdadeira. Caso a pesquisa nas páginas das Universidades já gere interesse por parte de pesquisadores da UFSC, favor enviar e-mail para o Pró-Reitor (jamil.assreuy@ufsc.br) com a linha de assunto contendo “GREAT 2014” para facilitar a procura e consolidação. Isto será repassado ao contato da Universidade para imediato envio ao grupo de pesquisa em questão no Reino Unido.

1) University of Aberystwyth (Wales) – www.aber.ac.uk

Forte foco em Ciências Agrárias (animal e vegetal): Redução da emissão de metano por ajustes na dieta. Produção de forragem animal. Parasitologia Humana e Animal. Melhoramento vegetal.

2) Brunel University London – www.brunel.ac.uk

Engenharia de materiais. Biomateriais. OLEDS. Enzimas e cadeia de suprimentos/ produção para biocombustíveis.

3) University of Hull – www.hull.ac.uk

Portos e Logística. Energia Eólica. Economia Criativa (suporte à pessoas portadoras de deficiência). Ética e Justiça Social. Tele-saúde e Ciências da Computação. Simulação geográfica. Energia urbana.

4) University of Stirling (Scotland) – www.stir.ac.uk

Foco em Interdisciplinaridade. Saúde Pública. Bioeconomia. Aquicultura. Robótica (computação cognitiva e modelagem preditiva). Processamento auditivo.

5) University of Dundee (Scotland) – www.dundee.ac.uk

Farmacologia. Enfermagem. Novos fármacos.

6) Newcastle University – www.ncl.ac.uk

Engenharia Marítima. Engenharia de Ferrovias (grupo altamente colaborativo e produtivo). Interessado em Dupla Titulação.

7) Swansea University (Wales) – www.swansea.ac.uk

Microalgas. Produção de mexilhões. Engenharia. Nanotecnologia aplicada à saúde. Tecnologias avançada em águas. Aço funcionalmente recoberto. Sistema de inundação costeiros. Biotecnologia aquática. Modelo de parceria com indústria: Bay Campus.

8) University of Leicester – www.le.ac.uk

Engenharia Aeroespacial (forte), Elétrica e Mecânica. Parceria de 30 anos com a Rolls-Royce (desenho de turbinas). Engenharia de Materiais.