PIBIC em processo de avaliação externa

30/06/2017 17:49

Com um total de 1200 propostas inscritas para a participação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), a Pró-Reitoria de Pesquisa recebeu, nos dias 28, 29 e 30 de junho, a comissão de avaliação externa do Edital Propesq 01/2017. Para evitar erros no momento da seleção das bolsas de iniciação científica, o CNPq exige que o processo seja avaliado dessa forma e, por isso, todos os anos o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) convida professores bolsistas de produtividade de outras instituições. A partir desse ponto, é iniciada a etapa final para a distribuição das bolsas entre as propostas classificadas.

De acordo com as normas do CNPq, são chamados professores das áreas de humanas, exatas, e da vida. O objetivo do convite é que este grupo de professores analise como aconteceu o processo do PIBIC na UFSC. Este ano participaram docentes da UFRGS, UEM, UFTPR, UFPR e UFES.

Segundo a coordenadora do PIICT, Maria Luiza Ferreira, é uma exigência do CNPQ que os professores da comissão externa se reúnam num mesmo ambiente. “Ainda falta receber o relatório final de alguns centros, mas isso não impede o acontecimento da avaliação externa.”

Ao final do encontro, é redigido um relatório com todas as críticas e observações sobre o processo como um todo. Esse trabalho só é possível após as avaliações individuais das unidades de ensino da UFSC. De acordo com Juvêncio Eloi Neto, que trabalha diretamente com o PIBIC, esse momento é muito importante. “No relatório final apontado por eles é descrito o que pode ser melhorado e a evolução do processo comparado a outros anos.”

Em reunião com todos os presidentes das comissões internas da UFSC, os professores Luigi Carro (UFRGS), Alessandro do Nascimento (UFTPR),Adelia Ribeiro (UFES), Fernando Cerisara (UFPR), Sônia Silva Marcon (UEM), que formam a comissão externa, apresentaram suas críticas. Luigi Carro da área de Exatas e Sônia Silva Marcon da saúde, haviam participado de edições anteriores e apontaram que houve uma evolução. “Notável a mudança do ano passado para este em relação aos critérios de avaliação. Agora eles estão mais transparentes, o que dá mais igualdade para o processo”, afirmou o professor Luigi Carro.

Durante a reunião final de avaliação, foram apontadas algumas discrepâncias nas avaliações das comissões internas e também a falta de atenção ao edital por parte dos professores inscritos. O Pró-Reitor de Pesquisa, professor Sebastião Roberto Soares, ressaltou que todo o processo avaliativo e da montagem do edital foi feito em conjunto com os professores da UFSC e que a avaliação externa é importante para o seguimento do PIBIC. “Nós nos comprometemos a melhorar nas próximas edições do Programa, e contamos com a ajuda de todos vocês nesse processo”, afirmou o Pró-Reitor.

Dentro do PIICT são disponibilizadas 744 bolsas para iniciação científica, sendo este número renovado com o CNPq a cada dois anos. Desde 2014 a quantidade tem se mantido a mesma. Após o processo de avaliação externa, são classificadas as propostas que obtiveram nota maior que seis, sendo a distribuição dentro do limite da quantidade de bolsas. O resultado do edital Propesq 01/2017 será divulgado na segunda-feira, três de julho, acompanhe no site do PIICT.

Linda Inês Pereira
Comunicação Pró-Reitoria de Pesquisa UFSC