Prazo para atualização de grupos de pesquisa para Censo 2014 do CNPq encerra em 10/12/2014

03/12/2014 09:53

Prezados Pesquisadores,

De acordo com comunicação feita através de e-mail os líderes e os pesquisadores participantes de grupos certificados registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) têm até o dia 10/12/2014 para atualizar as informações e participarem do Censo 2014, que tem como objetivo retratar da melhor forma possível as atividades de pesquisa das instituições participantes.

Em nota divulgada para os dirigentes de pesquisa o CNPq alerta que para garantir um censo completo e de qualidade, é importante que todos os grupos estejam com as informações atualizadas. “Isto significa excluir grupos inativos, cadastrar novos grupos, excluir pesquisadores ou estudantes que não fazem parte do grupo e incluir novos participantes”, explica o documento assinado pelo presidente do CNPq, Glaucius Oliva. Grupos que estejam na situação “não atualizado” ou “em preenchimento” não participam do censo.

Além da revisão dos dados é necessário que todos os pesquisadores, estudantes e técnicos participantes dos grupos de pesquisa observem as orientações disponíveis no site da PROPESQ, pois apesar das discrepâncias não condicionarem a certificação de grupos antigos, são exigências feitas aos novos grupos ingressantes.

A aplicação das medidas para os grupos novos tem como objetivo a melhoraria no levantamento da produção científica e a adequação à resolução de pesquisa que define que os projetos de pesquisa em desenvolvimento devem ser incluídos na produção dos pesquisadores.

Sendo assim solicita-se a atualização dos grupos de pesquisa junto ao Diretório de Grupos do CNPq e ressalta-se a necessidade desta ação até o dia 10 de dezembro, data limite para que o grupo conste no Censo de 2014 da UFSC. Em casos de grupos inativos, recomenda-se a exclusão destes.