Prazo para atualizar grupos de pesquisa no CNPq vai até 10 de dezembro

03/10/2014 08:47

Prezado(a) Pesquisador(a),

Os líderes e os pesquisadores participantes de grupos certificados registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) tem até o dia 10/12/2014 para atualizar as informações para participarem do Censo 2014. O DGP é mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Além da revisão dos dados é necessário que todos os pesquisadores, estudantes e técnicos participantes dos grupos de pesquisa estejam com o Currículo Lattes atualizado. O objetivo do Censo 2014 é retratar da melhor forma possível as atividades de pesquisa das instituições participantes.

Em nota divulgada para os dirigentes de pesquisa o CNPq alerta que para garantir um censo completo e de qualidade, é importante que todos os grupos estejam com as informações atualizadas. “Isto significa excluir grupos inativos, cadastrar novos grupos, excluir pesquisadores ou estudantes que não fazem parte do grupo e incluir novos participantes”, explica o documento assinado pelo presidente do CNPq, Glaucius Oliva. Grupos que estejam na situação “não atualizado” ou “em preenchimento” não participam do censo. Para atualizar os grupos os líderes devem entrar na página do DGP. Qualquer dúvida entrar em contato com a administradora Maria Luiza Ferreira na Propesq através do e-mail: maria.luiza.f@ufsc.br ou do telefone 3721-7413.

Orientaçãoes aos pesquisadores – A versão atual do portal do DGP, lançada este ano pelo CNPq, possui novos campos de preenchimento para ampliar e dar mais precisão na hora de fazer o censo, que é gerado a cada dois anos, com os dados da plataforma. O DGP reúne ainda dados sobre recursos humanos dos grupos, linhas de pesquisa em andamento, produção científica e tecnológica e padrões de interação com o setor produtivo. Uma das novidades do novo portal é a disponibilização de um Wiki com informações e orientações para os líderes e pesquisadores interessados em criar ou em atualizar grupos de pesquisa.

Atualmente a UFSC está com 513 grupos de pesquisa certificados atualizados, 28 certificados desatualizados, 155 grupos em preenchimento e 13 grupos em fase de certificação. No último censo realizado em 2010 a UFSC contava com 513 grupos certificados. No relatório de atividades fechado em janeiro de 2014 o número total estava em 576 grupos certificados e atualizados. Se até o final do período de atualização em dezembro este número for confirmado o crescimento médio de novos grupos de pesquisa atingiria a marca de aproximadamente 12% em quatro anos, numa média de 4% a cada ano. Como entre grupos desatualizados, em certificação e em preenchimento o total é de 186, existe a possibilidade de que em 2014 a UFSC possa superar a marca dos 600 grupos certificados e atualizados.