Premiação do 27° Seminário de Iniciação Científica e 7° PIBIC EM

15/12/2017 11:47

Alunos da graduação e ensino médio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a melhor classificação no Seminário de Iniciação Científica, foram premiados nesta sexta feira, 15 de dezembro. Com a presença do reitor Ubaldo Balthazar, do pró-reitor de pesquisa Sebastião Roberto Soares, da coordenadora do PIICT Maria Luiza Ferreira e do assistente em administração do PIICT Alberto Oliveira, foram entregues os prêmios.

Entrega dos prêmios para os melhores trabalhos de iniciação científica. Foto: Jair Quint/Fotógrafo da Agecom/UFSC

Veja a lista de premiados

Gratificação

A estudante do ensino médio Maria Eduarda Pereira Damas, que desenvolveu o projeto de pesquisa “O uso do Communicator como software de comunicação alternativa e ferramenta educacional no ensino fundamental.”, relata que, por esse ter sido um trabalho a longo prazo e ter significado muito para sua vida, a premiação foi mais uma forma de gratificação. A estudante acaba de prestar vestibular na UFSC para design de produto e espera continuar na iniciação científica quando entrar para a graduação.

Maiara Marques da Silva, estudante de biologia, que desenvolveu seu projeto de pesquisa na iniciação tecnológica, afirma que é possível envolver tecnologia e área biológica. “A parte tecnológica foi mais prática mesmo, onde a gente desenvolvia a pesquisa com células tronco com a aplicação em animais.” A professora e orientadora do projeto de Maiara, Andrea Gonçalves Trentin, ressalta a importância da iniciação científica dentro da graduação “É fundamental, o Brasil é um dos poucos países que tem esse tipo de projeto e apoia com bolsas a participação de alunos de graduação em atividades de laboratório”. Ela ainda reafirmou o que o pró-reitor Sebastião falou em sua abertura: “é um dos meios que faz com que o aluno esteja mais próximo a uma pós-graduação”.

A aluna de farmácia Elba Marina Miotto Mujica, recém-formada na UFSC, conta que participou do programa de iniciação científica desde o segundo semestre, finalizando essa jornada sendo premiada no SIC deste ano. Ao entrar no curso de farmácia, Elba sempre quis atuar na área da pesquisa e, no departamento de farmacologia, pôde compreender que pesquisa e prática podem andar juntas. Agora formada, pretende iniciar na pós-graduação e, no futuro, ser doutora em farmácia.

Linda Inês P Lima
Estagiária da Pró-Reitoria de Pesquisa UFSC