Pró-Reitoria de Pesquisa e SeTIC disponibilizam dois novos sistemas (SIGPEX e IPÚ)

03/05/2016 14:08

É com satisfação que a Pró-Reitoria de Pesquisa faz o lançamento oficial e disponibiliza para a Comunidade UFSC dois novos sistemas que, temos certeza, serão ferramentas preciosas de gestão e de obtenção de dados relativos à pesquisa na UFSC.

O sistema SIGPEX é o novo sistema de registro dos Projetos de pesquisa (e em breve de extensão) que substituirá o Formulário NOTES de Pesquisa. Nesta versão inaugural ele já vem com várias funcionalidades visando a facilidade de preenchimento e de obtenção de relatórios para que sirva como instrumento de gestão.

O sistema IPU permite a consulta a uma série de dados presentes nos CVs Lattes dos pesquisadores da UFSC. Portanto, a manutenção do currículo atualizado é fundamental para a confiabilidade dos dados obtidos.

Temos a convicção que estes dois sistemas trarão rapidez e confiabilidade para inserção e obtenção de dados relativos à Pesquisa na nossa Instituição. Mais detalhes de cada um deles abaixo.

Um agradecimento muito especial à SeTIC na pessoa do seu Superintendente Edison Melo e da equipe composta por Juliana de Bona e Fernando Rachadel pelo desenvolvimento do SIGPEX e à Profa Carina Dorneles (INE/UFSC) e da equipe composta por Vinicius Segalin, Katiany Zimmermann e Jeann Porfirio pelo desenvolvimento do IPU e à Adm Luísa Biava, que gerenciará os dois sistemas na PROPESQ.

Atenciosamente,
Jamil Assreuy
Pró-Reitor de Pesquisa

 

O sistema SIGPEX

O novo sistema de registro de Projetos de Pesquisa e de Extensão SIGPEX (Sistema Integrado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e de Extensão). No momento, o segmento relativo à pesquisa está pronto e substituirá o Formulário NOTES de Pesquisa, com mais funcionalidades e facilidades.

Alguns esclarecimentos são importantes:

1. A partir de hoje, o cadastramento de novos projetos de pesquisa só poderá ser feito no SIGPEX (http://sigpex.sistemas.ufsc.br). Os projetos já cadastrados no NOTES lá ficarão para alterações, relatórios, etc até seu encerramento. Depois, o NOTES servirá como um repositório histórico.

2. Em virtude da sua estrutura, linguagem e concepção, os dados no NOTES não puderam ser transferidos para o SIGPEX. Assim, durante 2-3 anos os dois sistemas coexistirão, por exemplo, para efeito de PAAD.

3. O acesso é feito utilizando seu idUFSC. No entanto e visando a transparência e o acesso aos projetos de pesquisa pela comunidade externa, é possível ver a lista dos projetos em desenvolvimento à medida que eles forem sendo registrados no novo sistema.

4. Algumas funcionalidades foram inseridas para facilitarem o preenchimento. Por exemplo, para inserir um novo participante da UFSC basta informar matrícula ou nome ou CPF e o sistema busca e preenche todos os dados daquela pessoa. Outra funcionalidade é a possibilidade de geração de arquivo pdf com todos os dados cadastrados facilitando a preparação da documentação para os projetos que usarão as Fundações de Apoio e evitando o retrabalho.

5. Lembro que esta é a versão 1.0 do SIGPEX e melhorias e funcionalidades serão progressivamente implantadas de acordo com as sugestões e necessidades dos usuários. Para tanto, disponibilizamos um email (formulariopesquisa@contato.ufsc.br) e o Portal de Atendimento Institucional da PROPESQ (atendimento.propesq.ufsc.br/sigpex).

 

O sistema IPÚ

O sistema IPÚ (http://ipu.sistemas.ufsc.br/) foi concebido para possibilitar a consulta a uma série de dados presentes nos currículos Lattes cadastrados pelos membros da UFSC. Os dados obtidos permitem a geração de gráficos ilustrativos que mostram em forma pictórica os principais indicativos de produção intelectual dos pesquisadores da UFSC. O sistema também permite o transporte dos dados para arquivos em formato compatível com Excel para outros usos. O sistema permite a procura de dados específicos constantes nas várias seções do CV Lattes.

Da mesma forma que o SIGPEX, esta é a versão 1.0 do IPU e melhorias e funcionalidades irão sendo agregadas de acordo com as sugestões e necessidades dos usuários. Para tanto disponibilizamos um acesso no próprio sistema (Contato) e o Portal de Atendimento Institucional da PROPESQ (atendimento.propesq.ufsc.br/ipu).