Pró-Reitoria de Pesquisa recebe visita da FINEP

05/07/2017 17:30

Vista do laboratório Tec Mídia

Universidade Federal de Santa Catarina recebe visita de representante da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para analisar o andamento de projetos de infraestrutura de pesquisa aprovados no CT-INFRA. Durante os dias três a cinco de julho, o analista Renato Veras Brito, acompanhado da Pró-Reitoria de Pesquisa, visitou o novo laboratório Central, TEC Mídia, a construção em andamento do subprojeto ‘Superfícies’ e também os equipamentos na área de Saúde, Química e Física.

A FINEP é responsável por gerir os convênios organizados através do CT-Infra, que investe na estrutura de laboratórios. De acordo com a Financiadora, o seu objetivo é incentivar desde instituições públicas como universidades até pequenas startups em tecnologia. A UFSC, com o apoio da Propesq, se inscreve em editais públicos para receber investimentos direcionados para a infraestrutura de laboratórios.

Desde 2001 a UFSC tem sido contemplada com recursos FINEP, em torno de 74 milhões foram recebidos por meio da aprovação em editais CT-Infra. A Pró-Reitoria de Pesquisa é o setor da universidade que é responsável por fazer o pedido de financiamento para construção da estrutura de laboratórios, a compra e manutenção de equipamentos. Além disso, é trabalho da PROPESQ o auxílio aos pesquisadores nos processos de compra e acompanhamento das obras e envio de relatórios à FINEP, por meio da Coordenadoria de Projetos Institucionais da UFSC.

Os projetos promovem conexões que beneficiam toda a universidade, como a criação do TEC Mídia, o novo laboratório multiusuário da UFSC situado no CCE. Esse laboratório, que foi inaugurado em 2016, produz mídia com a tecnologia 3D e pode servir para pesquisas de outros centros ou produções audiovisuais.