Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Florianópolis

17/10/2017 10:00

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 e o “Dia C da Ciência” estão sendo organizados e coordenados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC, em parceria com as Pró-Reitorias de Extensão, de Pós-graduação, Graduação e demais setores da UFSC. Os eventos fazem parte do calendário acadêmico da UFSC e são voltados à comunidade acadêmica e comunidade em geral.

A SNCT 2017 contará com atividades desde o dia 16 de outubro até o dia 29 de outubro de 2017, incluindo 10 dias de atividades voltadas à popularização da ciência e tecnologia, informação e sensibilização da população e produção de conhecimento científico.

A 16ª Semana de Ensino Pesquisa e Extensão da UFSC – SEPEX 2017, realizada durante a SNCT 2017, é um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina e ocorrerá entre os dias 19 a 21/10.

Paralelamente à 16ª SEPEX, ocorre anualmente o Seminário de Iniciação Científica – SIC, que em 2017 chega a sua 27ª edição. O SIC envolve a apresentação de trabalhos através de vídeos e exposição oral de alunos contemplados com Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (IC), em convênio com o CNPq, no âmbito dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBICAf/CNPq), e Iniciação à Pesquisa Institucional (BIPI/UFSC) subvencionado pela UFSC, bem como alunos voluntários.

Seguindo a temática proposta pela SNCT 2017, “A Matemática está em tudo”, no dia 20/10 às 14h, haverá uma palestra com Carolina B. de Araujo, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que é um dos destaques da exposição “Elas na matemática”.Essa exposição será realizada pela UFSC em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), destacando o perfil de oito pesquisadoras brasileiras que atuam na área da matemática. O objetivo é encorajar as mulheres interessadas em atuar nesse campo de pesquisa. A exposição será aberta ao público do dia 16 a 21 de outubro, no hall da reitoria da UFSC.

Abaixo detalhamento da programação: