Ranking de Universidades QS 2015: UFSC sobe 17 posições e é 24ª na América Latina

12/06/2015 10:49

A Quacquarelli Symonds (QS), empresa britânica especializada em avaliação educacional, divulgou a edição 2015 do Ranking de Universidades QS: América Latina. Publicado desde 2011, ele destaca as 300 melhores universidades latino-americanas, levando em conta sete indicadores: produtividade, impacto das pesquisas, presença on-line, internacionalização, proporção de professores doutores, reputação acadêmica e proporção estudantes/curso.

Há cinco universidades brasileiras entre as dez primeiras: a Universidade de São Paulo (USP) é a primeira colocada; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a segunda; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a quarta; a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita” (Unesp), a oitava; e a Universidade de Brasília (UnB), a décima. Entre as 50 primeiras, o Brasil tem 17 universidades.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) destacou-se por ter ganhado 17 posições em relação ao último ranking, alcançando a 24ª posição na classificação geral – entre as brasileiras, a UFSC é a 10ª; entre as federais, a 6ª.

Para Roselane Neckel, reitora da  UFSC, “Este é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por homens e mulheres de nossa comunidade universitária, que se empenham para tornar a UFSC cada vez melhor e mais comprometida com a cidadania e o desenvolvimento científico e tecnológico, não apenas de Santa Catarina, mas do Brasil”.

Alita Diana
Jornalista da Agecom/DGC/UFSC