Sua inovação em saúde e desenvolvimento vale 100 mil dólares

22/04/2015 10:02

A Fundação Bill & Melinda Gates está com inscrições abertas até 13 de maio para a 15ª edição de seu programa Grand Challenges Explorations (GCE). Lançado em 2008, o GCE oferece 100 mil dólares a inovações tecnológicas e científicas em saúde, agricultura e desenvolvimento capazes de solucionar graves problemas mundiais. Mais de 1140 projetos em 60 países já foram financiados, sete deles no Brasil. O mais recente é o da pesquisadora Marilyn Nations, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), primeira instituição do Nordeste financiada pelo GCE. Veja outros projetos brasileiros em: http://grandchallenges.org/.

No Grand Challenges Explorations, qualquer pessoa pode enviar projetos. São aceitas propostas de candidatos de todos os níveis de experiência, de qualquer área ou organização, incluindo universidades, laboratórios, institutos de pesquisa, ONGs e empresas privadas. Para participar, você só precisa descrever a sua ideia em duas páginas. Nelas você deve explicar, em inglês, por que sua ideia apresenta uma solução inovadora para gerar impacto em um dos desafios propostos pelo GCE. A cada rodada, o programa lança diferentes tópicos e os projetos têm de responder adequadamente a eles. Propostas fora do tema não serão avaliadas.

As soluções mais inovadoras e de maior impacto em cada rodada recebem 100 mil dólares para serem implementados em 18 meses. Se a proposta for bem-sucedida, é possível aplicar para um financiamento adicional de 1 milhão de dólares. No Brasil, uma parceria com 17 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) garante um aporte adicional de 50.000 a 100.000 dólares a inovadores desses 17 estados que tiverem suas ideias selecionadas pelo programa.

As inscrições estão abertas até o dia 13 de maio para os seguintes desafios:

• Promoção da Saúde Intestinal de Bebês e Recém-Nascidos por Meio da Engenharia do Microbioma Mediada por Bacteriófagos
• Explorando Novas Maneiras de Medir Dados de Oferta e Uso de Serviços Financeiros Digitais
• Facilitando a aceitação de pagamentos via celular por parte de comerciantes
• Ferramentas de Vigilância, Diagnóstico e de Dieta Artificial para Apoiar Novas Abordagens em Controle de Vetores
• Novas Abordagens Para Enfrentar a Transmissão Residual de Malária · Novas Maneiras de Reduzir Mortes de Crianças Por Pneumonia com Tratamentos Eficazes e Administrados a Tempo

Para uma descrição completa dos seis tópicos em Português, clique aqui.

Você encontra as descrições detalhadas de todos os tópicos e instruções de como se inscrever no site do Grand Challenges Explorations e abaixo:

Como se inscrever:
1. Leia cuidadosamente os desafios propostos: é muito importante certificar-se de que seu projeto se encaixa perfeitamente nos tópicos. Propostas fora dos temas não serão consideradas.

2. Faça o download do Formulário de Inscrição: todas as propostas devem ser preenchidas online e em inglês. Não é necessário apresentar dados preliminares. Demonstre em duas páginas que sua ideia é inovadora, os impactos que ela pode gerar e como será aplicada. Clique aqui para acessar dicas de como preencher a proposta.

3. Crie uma conta, inscreva um desafio e envie sua proposta: para inscrever e enviar seu projeto, é preciso criar uma conta do GCE em: https://gce.gatesfoundation.org/