UFSC busca professores para o Projeto Rondon

06/04/2010 09:15

UFSC busca professores para o Projeto Rondon
por Arley Reis, Agecom/UFSC

Reunião com professores na próxima sexta-feira visa esclarecer
sobre as propostas a serem enviadas até o dia 23 de abril

Quando: 6a. feira, 09 de abril, 8:30 h
Onde: Sala de Reuniões do Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (atrás do RU)
Quem: Professores interessados em integrar o Projeto Rondon 2010
Contato: Profa. Monica Santos, monicasantos@reitoria.ufsc.br, tel 3721-5344.

Conhecer melhor a realidade brasileira, proporcionar o trabalho coletivo e a
aplicação dos conhecimentos acadêmicos para o bem-estar de comunidades
carentes são alguns dos benefícios do Projeto Rondon. Com o objetivo de
motivar a comunidade acadêmica para maior participação nesta iniciativa, a
UFSC realiza na próxima sexta-feira, 9 abril, uma reunião com professores
interessados na programação desse ano. O encontro será realizado a partir de
8h30min, no Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (atrás do RU, próximo ao
prédio da CPL)

As Instituições de Ensino Superior têm até o dia 23 de abril para enviarem
propostas de trabalho para as operações do Projeto Rondon que serão
realizadas no mês de julho. As ações de cidadania, bem-estar,
desenvolvimento local e sustentável serão desenvolvidas por universitários e
professores, de forma voluntária, em municípios carentes do Brasil.

O encontro organizado pelo Departamento de Projetos de Extensão da UFSC,
direcionado somente a professores, vai esclarecer as possibilidades de
participação, os novos prazos e novidades deste ano, como o aumento do
número de rondonistas por equipe (agora são grupos de oito alunos e dois
professores). As atividades estão programadas para começar no próximo dia 9
de julho e prosseguem até 1° de agosto.

Este ano serão três operações. A denominada Catirina será realizada em 22
municípios do centro-norte do estado do Maranhão. A Operação Rei do Baião
será desenvolvida no extremo oeste do estado de Pernambuco, também em 22
municípios da região, e a operação Mamoré ocorre em 16 municípios do estado
de Rondônia, ao longo da BR-364. O Exército Brasileiro e a Força Aérea
Brasileira prestarão o apoio logístico às equipes.

A professora Mônica Santos, do Departamento de Projetos de Extensão, destaca
a importância de que os docentes participem de iniciativas do gênero. Para
institucionalizar as ações, na UFSC está sendo organizado um Núcleo de Apoio
ao Projeto Rondon. As atividades devem ser registradas no Sistema Acadêmico
de Extensão e serão contabilizadas para a progressão funcional dos
professores. Docentes podem participar diversas vezes do projeto. Alunos de
graduação apenas uma.

O resultado da seleção das universidades será divulgado na página do
Departamento de Projetos de Extensão e também no site do Ministério da
Defesa , no dia 7 de maio.

Experiência de Vida

O Projeto Rondon é uma ação de integração social coordenado pelo Ministério
da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do
Ministério da Educação (MEC). Envolve atividades voluntárias de
universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do país, além
de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes.

As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores
e estudantes universitários que participam do Projeto, concentram-se nas
áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio
ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho. Cerca de dois mil
universitários participam anualmente do Projeto, que acontece todos os meses
de julho e janeiro ou fevereiro e tem duração de 15 dias.

Na UFSC diversas equipes já colaboraram. “O Projeto Rondon é uma excelente
oportunidade para colocar em prática conhecimentos adquiridos na
universidade, assim como uma experiência de vida sem igual onde aprendemos
com a sabedoria popular e contribuímos diretamente com atividades de
extensão junto aos governos municipais, na elaboração e execução de projetos
para o desenvolvimento das comunidades locais carentes”, avalia o professor
Alcidez Milton da Silva, do Departamento de Saúde Pública do Centro de
Ciências da Saúde.

“A participação permitiu conhecer melhor a realidade brasileira de uma
região remota, a Calha Norte, no Estado do Pará. Colaboramos com a
capacitação de jornalistas de Monte Alegre e também com o registro de um
patrimônio imaterial no Igarapé do Airí, a secular devoção de São João,
efetuada por uma comunidade quilombola.”, lembra o professor do Curso de
Jornalismo, Sérgio Mattos, integrante do Projeto Rondon em 2009.

“São ações que permitem aos universitários sentir o Brasil na sua
diversidade e possibilitam a professores e alunos traçarem, em conjunto com
a comunidade e com os gestores do município, um plano participativo de
intervenção a partir do conhecimento das necessidades locais”, reforça a
professora do Curso de Serviço Social Eliete Vaz.

Ampliação da visão sobre o Brasil, aprendizado no trabalho coletivo e
ampliação de conhecimentos para projetos de pesquisas e extensão são também
aspectos destacados pelo professor Maurício Sens, do Curso de Engenharia
Sanitária e Ambiental. “O Brasil do interior e o do litoral são muito
diferentes, precisamos pensar diferente”, destaca, lembrando metas originais
do Projeto Rondon: levar a juventude universitária a conhecer a realidade
deste país continental.

Mais informações na UFSC:
Profa. Mônica Santos, monicasantos@reitoria.ufsc.br, tel 3721-5344