União Europeia lança chamada para projetos colaborativos em biocombustíveis

09/08/2016 18:46

Está aberta até o dia 8 de setembro de 2016 a Chamada “Cooperação Internacional com o Brasil em Biocombustíveis Lignocelulósicos Avançados”, no âmbito do Programa Horizon 2020 entre a União Europeia e o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). Pesquisadores das FAPs do Brasil que aderiram à chamada podem fazer parte da equipe que submeterá propostas.

As equipes devem ter no mínimo três pesquisadores, sendo um do estado de São Paulo e os outros integrantes de outros estados, além de um coordenador do lado europeu. As respectivas FAPs desses estados devem concordar em apoiar o projeto. Os candidatos do estado e São Paulo devem se adequar às condições do PITE (Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A chamada oferece desafios em: gaseificação do bagaço da cana, pesquisa aplicada para a logística de produção de biomassa e diversificação da matéria prima e desenvolvimento de novas tecnologias de fermentação e separação para biocombustíveis avançados. As propostas devem ser submetidas à FAPESP pelo lado brasileiro, e à Comissão Europeia, pelo lado europeu. Outro critério de elegibilidade é a participação de uma empresa no projeto, que deve cobrir 50% dos custos brasileiros.

A iniciativa oferece oportunidade de cooperação internacional que propõe parceria com instituições brasileiras na esfera do Horizon 2020. O Programa de Inovação e Pesquisa da União Europeia apresenta orçamento de cerca de 80 milhões de euros para investimento em pesquisas em diversas áreas até 2020 .

Fonte: CONFAP