Universidade holandesa apresenta mais de 400 ferramentas de gestão da pesquisa.

04/08/2017 11:40

Cientistas da Universidade de Utrecht, na Holanda, ao pesquisarem assuntos relacionados a inovações na comunicação acadêmica, realizaram, em 2015, um levantamento com pesquisadores tendo como foco o uso de ferramentas de gestão de pesquisa. Na análise, foram elencadas 101 ferramentas/sites de gestão das atividades de pesquisa – apenas aquelas que representavam uma inovação – a partir do questionário aplicado a mais de 20 mil pesquisadores de cerca de 100 organizações (universidades e editores).

Os pesquisadores continuaram suas análises e aprimoramentos e, em 2016/2017, atualizaram o site, traduziram as informações para seis idiomas e disponibilizaram a lista completa de mais de 400 ferramentas/sites de gestão de pesquisa, além de ferramentas de interoperabilidade, uma lista que não se restringiu ao critério da inovação e foi organizada de acordo com os fluxos de trabalho e fases da atividade de pesquisa:101_Tools

 

Preparação (Preparation)Descoberta (Discovery), Análise (Analysis)Escrita (Writing), Publicação (Publica-
tion), 
Divulgação (Outreach) e Avaliação (Assessment) são componentes do fluxo de atividades do pesquisador/autor e há várias ferramentas gratuitas (e outras pagas) relacionadas à gestão das atividades de pesquisa.

Consulte aqui a lista completa das ferramentas/sites de gestão de pesquisa.

Fonte: Sistema Integrado de Bibliotecas USP