Os dados de pesquisa da UFSC e como eles estão em relação ao Brasil.

03/02/2020 09:53

Na última semana de janeiro foram publicados os indicadores de pesquisa aqui no site da Pró-reitoria, você pode conferi-los em sua totalidade clicando aqui.

Alguns números oscilaram naturalmente e tivemos boas notícias: a pesquisa universitária cresceu no ano que passou. Tivemos um crescimento de 2785 projetos de pesquisa em 2018 para 3218 em 2019 e um aumento de aproximadamente R$ 52 milhões em financiamento de pesquisas. Alguns marcos também foram alcançados pela UFSC, incluindo liderar o ranking de universidades brasileiras no quesito citações.

Ao consultar os dados, vale ressaltar que há possibilidade de dados estarem subestimados, conforme apontado nas páginas. Os dados de produção científica, por exemplo, apontam 2304 publicações em anais de eventos e 3498 artigos publicados em periódicos. Entretanto, os números reais possivelmente superam essas estatísticas, pois os números são importados da plataforma Lattes, dependendo da atualização de currículos.

Na última versão dos rankings de universidades, a UFSC acumulou bons ranqueamentos na lista geral e também no âmbito de produção científica. No RUF (Ranking de Universidades Folha), a UFSC manteve a 8ª colocação no quesito pesquisa, posição que também vale para o número de publicações e citações. Em 2019 a Times Higher Education considerou a UFSC a 18ª universidade no quesito pesquisa, mas no último ranking subimos duas colocações. A Leiden* aponta o mesmo que o RUF, no que diz respeito ao número de publicações, com a UFSC na 8ª posição, mas aponta dados mais precisos com relação ao impacto das publicações, pois calcula o número de publicações da universidade com relação aos 10% das melhores. Nesse sentido a UFSC conseguiu emplacar 172 publicações (6.6%), com oito a mais do que no ano anterior, quando liderou o ranking de porcentagem, apresentado 6.8%.

*O Ranking CWTS Leiden é um ranking anual global da universidade baseado exclusivamente em indicadores bibliométricos. Os rankings são compilados pelo Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden, na Holanda.

Errata: A Setic retificou os dados do banner, enviados à Pró-reitoria de Pesquisa, dos indicadores de pesquisa em 07/02/2020.

Eduardo Vargas – Bolsista de Jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa – UFSC