Dissertação de mestrado de servidora da Propesq propõe criar um guia de pesquisadores da UFSC

24/05/2022 11:10

A dissertação de mestrado da servidora da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) Juliana Alves Salvador intitulada “Proposta de Elaboração de Guia de Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina” foi orientada pelo professor Cláudio José Amante e aprovada no último dia 09 de maio. A pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária do CSE e tem o propósito de estreitar os vínculos comunicacionais entre a universidade e a sociedade.

Juliana propõe a criação de um guia de pesquisadores da UFSC que auxilie na divulgação das atividades desenvolvidas por eles, visando cumprir o dever dos órgãos públicos em fornecer essas informações. Tomando como base o Guia de Fontes da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) – atualizado pela última vez em 2010 –, a ideia é ir além de oferecer fontes jornalísticas, mas ampliar o conhecimento dos cidadãos acerca do que é produzido na instituição.

Na prática, a ideia é que um site seja criado e integrado a outros sistemas da UFSC, como o SIGPEX (Sistema Integrado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e de Extensão), e apresente um perfil dos pesquisadores, detalhando outras atividades acadêmicas como as disciplinas que lecionam e ações de divulgação científica. A ferramenta ainda propõe que esses profissionais possam alimentar o sistema com informações adicionais. 

Para Juliana, a construção de um guia como esse está de acordo com a finalidade de desenvolvimento da universidade. “Os estudos, as reflexões e as propostas vão contribuir com a gestão universitária e retornar à universidade um produto final aplicável ou adaptável”. 

Em razão da troca de gestão da Pró-reitoria de Pesquisa, prevista para 04 de julho de 2022, o projeto deve demorar algum tempo para entrar no ar. A Superintendente de Projetos, professora Maique Weber Biavatti, explica que a proposta deve ser apresentada para o próximo Pró-reitor para aprovação. Para ela, a implementação se justifica pelo fato de que a dissertação explora todos os benefícios da ferramenta. 

A professora Maique reforça a importância de ampliar a comunicação com o público geral. “É para os cidadãos que quiserem acessar as informações de desenvolvimento científico da universidade ou solucionar qualquer questão. O objetivo é se dirigir às pessoas diretamente”.

 

Escrito por Mariana Oliari

Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa