Encontro de Sustentabilidade abre portas para oportunidades interdisciplinares na Universidade

16/04/2018 15:10

Equipe de organização ENSUS com a Profª Lisiane e o Profº Paulo, coordenadores do evento.

Unificando exposições, palestras, minicursos e visando compartilhar experiências e conhecimentos, o Encontro de Sustentabilidade acontecerá dos dias 18 a 20 de abril no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. O maior objetivo desse evento é reunir alunos, professores, técnicos e comunidade em geral que se interessam pelo assunto, aplicado nas áreas de Design, Engenharia e Arquitetura.

Liderado pela professora Lisiane Librelotto e o professor Paulo Ferroli, o grupo de pesquisas VIRTUHAB, instaurado na UFSC em 2012, foi o passo inicial para que a partir daí, o ENSUS passasse a acontecer. Segundo a professora Lisiane, a maior motivação para o início dos Encontros foi e é integrar as três áreas de conhecimentos contempladas. De acordo com ela, “às vezes o pessoal de uma área não sabe o que está acontecendo na outra” e por se tratar de um tema comum, é benefício para todos que esses espaços possam existir e convergir tendo em vista que a Universidade tem diversas ações sobre sustentabilidades, mas que estão dispersas e acabam não tendo contato com outras atividades que estão sendo realizadas.

Em sua sexta edição este ano, foram selecionados para a primeira etapa cerca de 170 artigos (de 58 universidades brasileiras participantes) que foram avaliados pelos cerca de 130 revisores, que também estão espalhados em diversas instituições do país. Cada artigo recebe ao menos duas avaliações para serem selecionados ou não, a se apresentar em algum dos três dias.

Além disso, aproximadamente 10 professores ministrarão palestras entre as temáticas escolhidas. Empresas que atuam no ramo também poderão expor seus trabalhos para o público visitante, atribuindo assim, além do caráter acadêmico científico, um viés mais mercadológico como afirma o professor Paulo Ferroli.

O evento tem ainda alguns diferenciais em relação aos outros que acontecem dentro da Universidade. Por não possuir fins lucrativos, o ENSUS é autofinanciado, ou seja, todos os custos são cobertos pelo valor das inscrições e parcerias como a FAPESC, por exemplo. Os recursos são usados para a produção dos kits que os participantes recebem para a elaboração do periódico Mix Sustentável e outras atividades associadas. Na página do evento, é publicada anualmente a transparência sobre o uso da verba, tentando manter sempre os valores menores possíveis para incentivar a participação das pessoas.

Para mais, dessa vez aconteceu também a destinação de 25% das inscrições totais para alunos de graduação de forma gratuita, buscando maior participação do corpo discente motivado pelas questões associadas à sustentabilidade.

A programação do evento pode ser encontrada em: http://ensus2018.paginas.ufsc.br/.

Leticia Silva
Divulgação Propesq