Formando cientistas sociais, ocorrerá o I Seminário de Sociologia e Política na UFSC

28/08/2018 09:36

Com a implantação do Curso de Especialização em Ciências Sociais, em 1976, foi criado também o Programa de Pós Graduação em Sociologia Política na UFSC, com foco nas áreas de sociologia e antropologia. Durante 9 anos de existência, o Programa oferecia as áreas de mestrado conjuntas. Foi depois de uma reestruturação, em 1985, que foram desvinculadas, tornando-se Programas próprios.

Desde então, só neste ano, a partir de uma iniciativa do corpo discente do PPGSP, ocorrerá, em setembro, o I Seminário de Sociologia e Política na UFSC. O evento tem como principal objetivo abrir espaço para as discussões acerca dos trabalhos produzidos por estudantes de pós-graduação de diversas regiões do país.

Foram recebidos 186 trabalhos para apresentação, e 127 deles aprovados pela comissão avaliadora, formada pelo corpo docente do Programa. Essas propostas partiram de pós-graduandas(os) e egressos do PPGSP, assim como de outros Programas de Pós Graduação do país. Elas estão separadas em 7 GT’s temáticos que serão expostos nos dias 20 e 21 de setembro. Durante esses dias, são esperadas mais de 200 pessoas entre palestrantes e público geral. Além disso, há grande expectativa para assistir ao encerramento com o professor Rogério Arantes, cientista político da USP e nome de referência de atuação na área.

Com esse evento, os alunos buscam aprimorar seus projetos acadêmicos, assim como, praticar apresentações em público. Segundo o professor Ernesto Seidl, esse tipo de espaço é exigido pelas agências de fomento e pelo campo científico, tornando as apresentações e discussões muito importantes para a formação do corpo discente como cientistas sociais.

Dentre as pesquisas que foram selecionadas para o Seminário, também contam algumas de áreas relacionadas à Sociologia Política como é o exemplo das ciências da educação, história, antropologia, entre outros.

“[…] Como nós estamos nesse estágio de formação é muito importante participar disso porque a gente acaba tendo contato não só com outros trabalhos mas com outros professores”. Para Treicy Giovanella da Silveira, parte da Comissão Organizadora e corpo discente do PPGSP, a realização de um evento científico na área, de modo gratuito, é de extrema importância, pois, por serem em lugares distintos e existir a dificuldade do custo de locomoção, muitas vezes as inscrições também impedem a participação.

Leticia Silva

Divulgação Propesq