Pensamento Coletivo – Matéria 4 – Área “Ciências da Saúde”/ CNPq

20/04/2021 07:00

A Pró-reitoria de Pesquisa apresenta a série “Pensamento Coletivo”. A intenção é divulgar quais estudos estão sendo realizados por alguns grupos de pesquisa da UFSC e suas especificidades. A série será composta por nove matérias, divididas pelas áreas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que mesclam os centros/campus da universidade.

A quarta matéria apresenta três grupos de pesquisa da UFSC pertencentes à área “Ciências da Saúde” do CNPq.

O primeiro grupo é o “Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar do Estado de Santa Catarina”, liderado por Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos. Localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC, o grupo atua desde 2008. As linhas de pesquisa são: avaliação de políticas públicas sobre alimentação e nutrição do escolar, diagnóstico e prevenção da obesidade em escolares e segurança alimentar e nutricional. O grupo conta com 11 pesquisadores, 16 estudantes e 4 técnicos. O Ministério da Educação, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição são algumas das instituições parceiras. Desde o ano em que foi fundado, o grupo busca desenvolver ações ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. O objetivo é aprimorar e fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em todo o território catarinense. 

Atualmente, a equipe se dedica à elaboração de materiais técnicos – que são voltados aos gestores locais das entidades executoras do PNAE (prefeitos e secretários de educação). Os materiais são elaborados a partir de informações obtidas por meio dos resultados da “Pesquisa Nacional de Avaliação da Gestão do PNAE”, aplicada no ano de 2018. O grupo também participa do desenvolvimento da pesquisa “Iniciativas para oferta de alimentação escolar durante o período de interrupção das aulas presenciais no Brasil”, coordenada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

A elaboração de materiais técnicos e a participação do grupo na pesquisa citada tem o objetivo de formar os gestores locais, permitir que os resultados divulgados sejam tomados como referencial para as suas decisões e, também, para a revisão das normativas vigentes no PNAE. No ano de 2009, com a publicação da lei que estabeleceu o percentual mínimo para aquisição de gêneros da agricultura familiar e orgânicos com recursos do PNAE, foi desenvolvido, pelo grupo, o estudo “Utilização de produtos da AF e orgânicos na alimentação de escolares e sua interface com o PNAE em municípios do estado de SC”. O estudo também foi realizado abrangendo todo o país, entre 2011 e 2012, enquanto o foco em Santa Catarina ocorreu em 2010.

Saiba mais em Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar de Santa Catarina

 

O segundo grupo é o “Núcleo de Pesquisa em Asma e Inflamação das Vias Aéreas”. Formado em 1998, o grupo está localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC. As linhas de pesquisa são: fisiopatia, epidemiologia, diagnóstico e tratamento das doenças das vias aéreas, inflamação das vias aéreas e instrumentos para avaliar controle de doença e qualidade de vida. A equipe conta com 9 pesquisadores, 9 estudantes e 1 técnico e é liderada por Rosemeri Maurici da Silva. 

Atualmente, duas pesquisas estão sendo desenvolvidas: “Avaliação do impacto no aparelho respiratório a longo prazo no âmbito da COVID19: um estudo de coorte” – financiada pelo CNPq – e “Follow COPD Cohort Study – FOCOS”. De acordo com Rosemeri, “o estudo sobre covid-19 tem como relevância permitir compreender melhor a história natural da doença em termos de sequelas, assim como inferir as repercussões sobre o sistema de saúde pós-pandemia”.

Já o segundo estudo tem relevância na identificação de subgrupos de pacientes portadores da doença pulmonar obstrutiva crônica, além de suas repercussões clínicas e da sua história natural. O trabalho mais prestigiado da equipe é denominado “IL-5 Levels in Nasosorption and Sputosorption Correlate with Sputum Eosinophilia in Allergic Asthma”, publicado na revista American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, em janeiro de 2019.

 

Sôma – Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento” é o nome do terceiro grupo. Formado em 2018, está localizado no Centro de Desportos (CDS) da UFSC. Suas linhas de pesquisa são: corpo, cultura e sociedade, corpo, educação e linguagem e história do corpo, do esporte e da educação física. A equipe é liderada por Carolina Fernandes da Silva e conta com 7 pesquisadores e 18 estudantes. 

Quatro pesquisas estão sendo desenvolvidas. A primeira é denominada “Cenários históricos e socioculturais da Educação Física e do Esporte no estado de Santa Catarina: em meio ao passado e o tempo presente”, que tem como objetivo geral analisar e interpretar o processo sócio-histórico-cultural de construção dos campos do esporte e da educação física em Santa Catarina, desde meados do século 19 até as primeiras décadas do século 21. A segunda pesquisa chama-se “Práticas corporais e esportivas em jornais para mulheres: representações de corpo feminino ao longo do século XX”, que busca compreender como as práticas corporais e esportivas representadas em jornais dedicados a mulheres construíram concepções de corpo. em diferentes períodos históricos durante o século 20. A terceira pesquisa,   “Atletas olímpicos catarinenses: história, memória e narrativa” tem como objetivo compreender como ocorreu a participação dos atletas de Santa Catarina nos Jogos Olímpicos da Era Moderna. A quarta pesquisa, chamada “O estado da arte da ginástica: uma análise de artigos, teses e dissertações”, possui a intenção de analisar a produção de conhecimento sobre ginástica no período de 1980 a 2017, através de uma revisão integrativa de materiais.

Segundo Carolina, a líder do grupo de pesquisa, “O grupo expressa como as pesquisas com o olhar das ciências humanas podem contribuir para a área da educação física. Os diferentes sentidos atribuídos à palavra grega sôma nos provocam a buscar a compreensão do corpo não como um objeto em si, mas sim como uma noção que é construída e reconstruída em diferentes contextos culturais e históricos, assim, gerando diversos temas”.

A equipe estuda as construções culturais de um sistema de representação, que geram práticas de saúde, esporte, lazer, educação e profissionalização – presentes nas teorias e práticas pedagógicas em educação física. “Transitando por diferentes contextos, o corpo pode ser considerado organismo a ser curado, força de trabalho a ser explorada, carne a ser redimida de seus pecados, inconsciente a ser libertado, modelado e generificado, máquina a ser aperfeiçoada em busca de recordes, corpo-sujeito em diálogo com o mundo” – diz a pesquisadora. 

O grupo possui artigos publicados, capítulos de livros, trabalhos publicados em eventos, trabalhos de conclusão de curso finalizados e em andamento, dissertações e teses finalizadas e em andamento e projetos de extensão. Dentre esses, a equipe destaca que, em 2020, o trabalho “A coleção Atletas Olímpicos Catarinenses do Centro de Memória da Educação Física e do Desporto (CEMEFID)” recebeu menção honrosa em um evento internacional, o Fórum de Estudos Olímpicos de 2020.

Saiba mais em Sôma – Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento

 

Carlos Venâncio
Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa – UFSC

Tags: "Pensamento Coletivo"