Pesquisadores da UFSC apresentam projetos que beneficiarão a Lagoa da Conceição

19/09/2022 11:00

(Foto: Divulgação/Casan)

Pesquisadores e gestores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estiveram na Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) nesta sexta-feira, 16 de setembro, em reunião sobre os projetos que serão desenvolvidos na região da Lagoa da Conceição e que foram contemplados no edital de pesquisa com apoio financeiro da CASAN, Fapesc e UFSC.

Entre os temas das pesquisas estão avaliação toxicológica de fontes de contaminação, drenagem urbana sustentável, diagnóstico utilizando biomarcadores de contaminação aquática, restauração de ambientes florestais, sensores para o monitoramento inteligente e gestão da sustentabilidade urbana na Lagoa da Conceição, e educomunicação, entre outros.

>> Confira a lista dos projetos contemplados

Ao todo, 38 estudos foram selecionados e receberão investimento de R$ 3,2 milhões para desenvolvimento tecnológico e inovação em áreas do conhecimento relacionadas aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A Casan fez o repasse de R$ 2 milhões, e UFSC e Fapesc repassaram R$ 600 mil cada.

Pró-reitor de Pesquisa, Jacques Mick, fala aos presentes em reunião sobre os projetos de pesquisa financiados pela Casan, UFSC e Fapesc. (Foto: Divulgação/Casan)

“Para a universidade são fundamentais as relações de cooperação com a sociedade, e dentro sociedade os órgãos públicos são fundamentais”, ressaltou o pró-reitor de Pesquisa da UFSC, Jacques Mick. As pesquisas sobre a água são uma das especialidades da Universidade, não só por estar situada em uma ilha, mas por ser uma questão chave nos debates mundiais sobre o aquecimento global.

O superintendente de Projetos da Propesq, William Gerson Matias, que é professor e pesquisador do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, enfatiza que os projetos na área são importantes para fomentar o diálogo científico e trarão melhorias na qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente no futuro. “A iniciativa entre Casan, Universidade e Fapesc mostram um arcabouço de diferentes temas que envolvem diversos departamentos da Universidade e atores sociais nos quais as tecnologias e a pesquisa são importantes para aprimorar a qualidade do tratamento, do sistema de regulação e de atualizações na legislação”, declarou.

“É uma grande honra para a Casan trabalhar de forma conjunta com a UFSC e receber esse grupo de pesquisadores. Desde 2021, a Casan possui uma área de pesquisa e inovação e queremos com esse enfoque, e com essas parcerias, colaborar com a melhoria do saneamento e a qualidade de vida”, disse a diretora-presidente da Companhia, Roberta Maas dos Anjos.

O encontro também permitiu que a Gerência de Meio Ambiente da CASAN apresentasse aos pesquisadores da UFSC trabalhos já realizados na região após o acidente de dezembro de 2021, como a construção do Muro Verde de reforço à Lagoa de Evapoinfiltração, o monitoramento constante da água da Lagoa da Conceição e a adaptação da Estação de Tratamento de Esgotos da Região para o sistema terciário.

Saiba Mais:
Projetos contemplados no edital de pesquisa:

com informações Assessoria de Imprensa da Casan

Fonte: Divulga UFSC