Pesquisadores da UFSC figuram na primeira edição da Revista Fapesc

26/05/2022 15:56

Pesquisadores da UFSC estão entre os profissionais que receberam destaque na primeira edição da Revista Fapesc, publicação dedicada à divulgação científica de todo o território catarinense. O projeto é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) que lançou o periódico em março de 2022.

Uma das representantes da UFSC na revista é a professora Débora Peres Menezes, primeira mulher eleita presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Em entrevista, a professora fala sobre o machismo como causa do afastamento das jovens estudantes de áreas de exatas e ressalta a importância de mulheres ocuparem cargos de destaque.

Andrei Mayer é outro professor que ganhou notoriedade na publicação em razão de suas ações de divulgação científica. Criador do canal no YouTube chamado “Culpa do Cérebro” e do podcast de mesmo nome, Andrei fala sobre neurociência de forma descomplicada. O objetivo é popularizar o acesso das pessoas ao conhecimento acadêmico com um conteúdo acessível e interessante.

Na editoria “Defesa de Tese”, Schirlei Russi Von Dentz expõe dados de sua pesquisa de doutorado traçando o antes e o depois da UFSC com a implementação de políticas de Ações Afirmativas, instituídas em 2008. A pesquisadora aponta que, mesmo com o programa de cotas, a aprovação ainda está atrelada ao grau de instrução dos pais dos estudantes.

As matérias são de autoria das jornalistas da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom), Amanda Miranda e Daniela Caniçali, que atuam como colaboradoras da Revista Fapesc.

Para ter acesso à primeira edição da Revista Fapesc na íntegra clique aqui.

Escrito por Mariana Oliari

Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa