Pesquisadores da UFSC são premiados em congresso de Engenharia de Avaliações e Perícias

24/11/2021 14:07

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) obteve dupla premiação no XXI Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (Cobreap). O estudo Avaliação de imóveis a partir de dados de oferta e transação, de autoria dos engenheiros Luiz Fernando Palin DroubiCarlos Augusto Zilli e Norberto Hochheim, foi contemplado com a medalha Hélio de Caires como melhor trabalho na área de Engenharia de Avaliações. Já o artigo Análise de modelos de regressão espacial global e local para avaliação em massa de imóveis urbanos, assinado por Zilli, Droubi, Hochheim e pela engenheira Raquel Marion de Franceschi, recebeu uma menção honrosa, também na área de Engenharia de Avaliações.

O trabalho premiado com a medalha Hélio de Caires é um ensaio sobre um dos problemas mais difíceis encarados pelos avaliadores brasileiros: a falta de disponibilidade de dados de mercado de transações para efetuar as avaliações de imóveis. “Na falta de dados de transação, os avaliadores precisam utilizar dados de oferta para efetuar as avaliações e isso é um grande complicador para a modelagem do valor de mercado”, explica Droubi. Já o segundo estudo premiado faz parte de uma linha de pesquisa que objetiva obter soluções para a avaliação em massa de imóveis urbanos, visando a uma tributação mais equitativa e justa.

Todos os autores são membros do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Avaliações e Perícias (Geap) e têm ou tiveram vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial (PPGTG). Norberto Hochheim é docente do PPGTG e do Departamento de Engenharia Civil e líder do Geap. Luiz Fernando Palin Droubi é mestrando do PPGTG e atua profissionalmente na Secretaria do Patrimônio da União (SPU) de Santa Catarina. Carlos Augusto Zilli é egresso do PPGTG e docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e Raquel Marion de Franceschi é mestranda do PPGTG.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), o XXI Cobreap foi realizado em Goiânia entre 9 e 12 de novembro. O evento é consagrado em nível nacional e internacional e é direcionado às áreas de Arquitetura, Engenharia, Agronomia e Direito.

Fonte: Notícias UFSC