UFSC lidera quesito ‘citações’ entre universidades brasileiras, aponta ranking internacional

20/09/2019 11:50

Indicador do THE mede a “influência da pesquisa” e focaliza o papel da Universidade em disseminar novos conhecimentos e ideias. Foto: Pipo Quint

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a instituição brasileira de ensino superior mais bem colocada no critério ‘citações’, de acordo com o ranking internacional de universidades do Times Higher Education (THE), divulgado na última semana. De acordo com a metodologia utilizada pela publicação, o indicador mede a “influência da pesquisa” e focaliza o papel da Universidade em disseminar novos conhecimentos e ideias.

O cálculo leva em conta a média de vezes em que um trabalho foi citado por acadêmicos de todo o mundo. Este ano, o THE empregou como base de dados o indexador Scopus da Elsevier, a partir do qual foram examinadas 77,4 milhões de citações extraídas de 12,8 milhões de artigos, resenhas, anais de conferências, livros e capítulos de livros dos últimos 5 anos. Os dados incluem mais de 23,4 mil periódicos acadêmicos indexados pelo Scopus e todas as publicações indexadas entre 2014 e 2018.

O peso do critério ‘citações’ na avaliação das universidades equivale a 30% do total da nota. A UFSC recebeu o valor de 52,6 em uma escala que vai até 100. Entre as instituições brasileiras, aparecem ainda nas primeiras colocações: Universidade Federal de Minas Gerais (nota 52,0), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (49,3), a Universidade Federal de Pelotas (48,6) e a Universidade Federal de São Paulo (43,3). 

Para o secretário de Relações Internacionais da UFSC, Lincoln Fernandes, o resultado é uma conquista importante, principalmente no momento que a instituição vive. “Dentro de um contexto em que as universidades federais brasileiras atravessam um período de dificuldade, uma notícia como esta mostra a relevância da Universidade Federal de Santa Catarina na produção do conhecimento e da tecnologia, assim como no desenvolvimento da sociedade local, nacional e também internacional”, avalia.

De acordo com levantamento elaborado pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), conforme os pesos atribuídos a cada um dos critérios empregados na avaliação global, a UFSC é a 3ª melhor instituição de ensino superior federal e a 5ª dentre todas as instituições brasileiras. “Isso faz com que tenhamos a certeza de que a internacionalização tem um papel primordial na manutenção do ensino público, gratuito e de qualidade”, completa Lincoln.

O THE promove uma das principais avaliações educacionais do mundo e utiliza critérios como ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento como indicadores de desempenho. Para o resultado desta edição, foram avaliadas 1.396 universidades de 92 países. A coleta de dados ocorreu em março deste ano.

De forma geral, o Brasil ascendeu no ranking global em relação a 2018, saltando de 35 universidades para 46 na listagem total desta edição. Entre as onze instituições que estrearam no ranking está a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O Brasil pulou da 9ª para a 7ª colocação entre aqueles com o maior número de instituições no levantamento, ultrapassando países como Chile, Itália e Espanha.

Maykon Oliveira/Jornalista da Agecom/UFSC