Uma equipe que faz a diferença – 10 anos do Portal de Periódicos UFSC

21/05/2018 14:38

Foto: I Encontro Nacional de Portais de Periódicos

O Portal de Periódicos da UFSC é um espaço onde se concentram todos os periódicos produzidos na Universidade, visando o livre acesso da comunidade que tenha interesse em acessá-lo. Sua criação se deu em 2008 e, neste ano, para comemorar a primeira década de sua existência, ocorreu a 6ª edição do Ciclo de Debates de Periódicos UFSC, que sediou também o I Encontro Nacional de Portais de Periódicos, organizado pela Biblioteca Universitária, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da UFSC e pelo Programa de Pós-Graduação de Gestão da Informação da UDESC.

O tema abordado dessa vez foi “Gestão Editorial: Tendências e Boas práticas” e contou com a participação de mais de dez palestrantes de todo país, abordando diferentes vertentes da área contemplada. O assunto foi escolhido depois da última edição (2017), quando, através da avaliação dos participantes, foi percebido o interesse numa programação que fosse mais prática, vislumbrando tendências de um futuro para as revistas científicas, não deixando de tratar sobre o básico da editoração científica.

Organizadora e também palestrante do evento, Lúcia da Silveira contou que o eixo principal do trabalho, que ali é realizado, é a equipe multidisciplinar, que em conjunto, conseguiu apresentar 5 inovações para o Portal de Periódicos, além de homenagear algumas pessoas que foram importantes para a trajetória do Portal. Lúcia explica também que a equipe vai oferecer serviços que pensem em todas as necessidades editoriais de um ponto de vista global e que entendam as tendências nacionais e internacionais da área de comunicação científica e do acesso aberto para viabilizar de modo coletivo melhorias contínuas aos periódicos da instituição.

A primeira delas, construir o Capítulo de livros, artigo que será lançado no próximo semestre e mostrará como os serviços são concebidos no Portal. A segunda proposta foi uma solução ao problema da perda do sistema que contabilizava as estatísticas do Portal, sendo sugerido uso do Metabase, para efetivar essa tarefa.

Como terceira ideia, foram elaboradas identidades visuais para os periódicos publicados, para que assim pudesse ser criado um vínculo maior entre quem produz e quem consome o conteúdo. Em quarto lugar, foi apresentada uma nova estrutura para a publicação desses periódicos, especificando melhor itens como a identidade da instituição, o tipo de artigo, entre outras características.

A quinta inovação apresentada foi a nova identidade visual do Portal de Periódicos, desenvolvida por Caio Fraile e Julia Mattia, que integram a equipe na área de design. Para a concretização dessa atividade, foram consultadas todas as pessoas que já fizeram e fazem parte da composição do grupo. A nova identidade, elaborada por meio da metodologia TXM Branding, carrega principalmente a modernidade, o trabalho em equipe, a multidisciplinaridade e o acesso democrático à informação.

I Encontro Nacional de Portais de Periódicos

Durante o último dia, os participantes do evento puderam também conhecer a Biblioteca Universitária Central, sede do Portal. Outro ganho do evento foram as parcerias firmadas com outras instituições, através das quais surgirão novos projetos, fortalecendo ainda mais a comunicação científica e o Acesso Aberto na UFSC e no país.

Em entrevista, Lúcia disse também que, durante os três dias, eles receberam diversos elogios e atribui o mérito ao trabalho que foi concebido por toda equipe: “É um ciclo que um alimenta e constrói junto com o outro. Essa é a nossa essência de trabalho”.

Caio Fraile completa “Estamos sempre muito juntos e […] nós fazemos tudo isso completando a tarefa um do outro. Todo mundo caminha na mesma direção de mão dada. Isso é bem bacana”.

Leticia Silva
Divulgação Propesq