Sigpex e NOTES – Formulários de Pesquisa

O Formulário de Pesquisa é um instrumento importante por meio do qual a Universidade Federal de Santa Catarina conhece as pesquisas realizadas por seus professores, técnicos e alunos. Por isso, todos os projetos de pesquisa realizados na UFSC devem ser cadastrados no Formulário de Pesquisa.

O registro do projeto de pesquisa é condição para participação nos programas de iniciação científica promovidos pela Propesq, para tramitação de projetos que envolvem instrumento contratual celebrado entre reitoria e instituições externas, para integração no PAAD dos docentes, entre outros. Com o registro dos projetos de pesquisa, o departamento, o centro e a UFSC podem ter conhecimento dos projetos realizados por seus pesquisadores.

O SIGPEX (Sistema Integrado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e de Extensão) foi desenvolvido em parceria com a SeTIC, em substituição ao sistema NOTES, a fim de possibilitar o registro dos projetos de pesquisa e extensão realizados na UFSC de forma mais eficiente e dinâmica, com funcionalidades que visam à facilidade de preenchimento e de obtenção de relatórios para que sirva como instrumento de gestão.

O Formulário de Pesquisa do NOTES está fechado para registro de novos projetos. Seu uso, entretanto, continua regular para alterações (com prazo máximo de 3 anos), visualização, impressão dos projetos nele cadastrados, já que não houve migração dos projetos registrados no NOTES para o novo sistema.

Como acessar o SIGPEX:

  • Para registro de novos projetos de pesquisa, acesse o SIGPEX aqui.
  • O login de acesso é o idUFSC do servidor.
  • Para acessar o formulário, você deve clicar em NOVO no menu azul superior e em PROJETO PESQUISA.
  • Para acessar os seus projetos, clique em MEUS PROJETOS no menu azul superior e em CONSULTAR ou em alguma das opções. Clicando apenas em pesquisar, o sistema mostrará todos os seus projetos registrados.
  • Para aprovar projetos de pesquisa, o coordenador de pesquisa ou o chefe de departamento deve clicar em DEPARTAMENTO no menu azul superior e em AGUARDANDO APROVAÇÃO para visualizar os projetos que precisam ser aprovados ou em CONSULTAR para visualizar todos os projetos do departamento.

Como acessar o NOTES:

  • Para acessar projetos registrados no NOTES, clique aqui.
  • Os projetos que foram registrados no NOTES podem ser acessados através do menu esquerdo VER FORMULÁRIOS (clicando em Por Título, por exemplo).
  • O login no NOTES deve ser feito através de nome de usuário e senha cadastrados no momento do registro do pesquisador no sistema (não era utilizado idUFSC na época). O nome de usuário é o SIAPE do servidor.
  • Caso tenha esquecido a senha, o pesquisador pode solicitar nova senha clicando na opção ESQUECEU SUA SENHA.
  • Para modificação do prazo final de projetos de pesquisa, o NOTES ainda permite:

    1. Estender prazo no relatório final – destacar que o projeto ainda está em andamento e inserir uma nova data final. O sistema permite até 120 dias de extensão de prazo, dentro dos 3 anos de limite.

    2. Pedir revisão e alterar data final – o professor pode solicitar revisão do projeto, alterar a data final e enviá-lo para aprovação do departamento novamente. Nesse caso, o sistema permite que o projeto tenha o prazo total de até três anos.

    ***No caso de necessidade de ampliação de prazo maior que 120 dias e/ou para além dos 3 anos, permitido no NOTES, entrar em contato com o e-mail formulariopesquisa@contato.ufsc.br, para orientações.***

 

Em caso de dúvidas, consulte o FAQ (perguntas frequentes) do SIGPEX ou do NOTES ou entre em contato direto através do e-mail formulariopesquisa@contato.ufsc.br.