Grupos de Pesquisa

1. O que é o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil?

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) constitui-se em base de dados que contém informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no país. O Diretório mantém uma base corrente, cujas informações são atualizadas continuamente pelos líderes de grupos e o CNPq realiza censos bi-anuais, que são fotografias dessa base corrente.

2. A UFSC segue as orientações estabelecidos pelo DGP/CNPq para cadastrar líderes e criar grupos.

Podem ser cadastrados como líderes de grupos:

  • servidores docentes ativos da UFSC
  • servidores técnico-administrativos ativos da UFSC
  • servidores aposentados que mantenham atividades acadêmico-científicas oficialmente vinculadas à UFSC

3. Perguntas Frequentes:

Íntegra do FAQ do DGP/CNPq: clique aqui

4. Como solicitar cadastro como líder de grupo?

Para cadastrar um grupo de pesquisa é necessário que o pesquisador seja cadastrado como líder de grupo no DGP.
Esta solicitação deve ser feita pelo líder para o e-mail gp.propesq@contato.ufsc.br enviando nome completo/cpf/matrícula siape.

Após, realizaremos o cadastro e avisaremos por e-mail.

5. Como criar um grupo de pesquisa?

a) Quando receber a confirmação da Propesq de que foi cadastrado como líder, o pesquisador deve acessar o Diretório dos Grupos de Pesquisa, inserindo login e senha.
b) Selecionar a opção “Líder” na parte superior da página, clicar em ‘criar novo grupo’ e preencher o formulário (é possível salvá-lo e terminá-lo posteriormente).
c) O grupo somente é enviado para ser certificado pela instituição quando o líder clica em “enviar ao CNPq”.

6. Outras informações:

a) O Dirigente Institucional de Pesquisa da UFSC no DPG é o professor William Gerson Matias, superintendente de projetos. Por isso, para que um grupo apareça no DGP é necessário que a Propesq o certifique.

b) Todos os pesquisadores e estudantes de um determinado grupo têm acesso às informações dadas pelo líder no DGP. Basta acessarem o sistema e escolherem a opção pesquisador ou estudante na parte superior esquerda da página. Recomenda-se que todos os participantes chequem as informações e as corrijam, quando houver erros.

c) É necessário atualizar periodicamente o grupo, pois após 12 (doze) meses sem atualização, o grupo perde a certificação e passa para o status ‘não-atualizado’. Permanecendo mais 12 (doze) meses como não-atualizado, o DGP exclui automaticamente o grupo de pesquisa do diretório.

d) As atualizações devem ser feitas on-line pelo líder do grupo e devem ser sempre encaminhadas ao CNPq.

e) Um grupo de pesquisa pode apresentar os seguintes status:

  • Aguardando certificação (quando o líder envia o grupo ao CNPq);
  • Certificação negada (quando o grupo não é certificado por não estar dentro das recomendações);
  • Certificado (quando o grupo está certificado e atualizado com as suas informações);
  • Não-atualizado (quando o grupo passa mais de doze meses sem atualização);
  • Em preenchimento (quando o líder começou a preencher o grupo e não o enviou para o CNPq);
  • Excluído (quando o líder do grupo excluí-lo ou quando o grupo passar mais de doze meses não-atualizado).

Outras informações sobre o DGP e sobre grupos de pesquisa podem ser consultadas no FAQ. O CNPq também disponibiliza um Manual do Usuário, que pode ser acessado neste link.

Dúvidas podem ser encaminhadas para gp.propesq@contato.ufsc.br.