Série “Jovens Pesquisadores” – Projeto 5

03/01/2022 08:30

A série “Jovens Pesquisadores”, realizada pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFSC, tem como objetivo apresentar os projetos aprovados pelo edital “Programa Fapesc de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação para Jovens Pesquisadores do Estado de Santa Catarina”.

O projeto “Impactos do fogo e das cinzas sobre a biodiversidade na água doce: respostas dos peixes, anfíbios, microinvertebrados e macrófitas ao distúrbio”, coordenado pelo professor Bruno Renaly Souza Figueiredo, do Departamento  Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina, foi contemplado pelo edital 27/2021 da Fapesc. O Programa Fapesc de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação para Jovens Pesquisadores do Estado de Santa Catarina – Programa Fapesc Jovens Projetos – SC busca apoiar no crescimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), auxiliando na instalação de jovens pesquisadores nas suas áreas, permitindo o desenvolvimento econômico sustentável do estado e o aumento de qualidade de vida dos catarinenses.

A pesquisa tem como objetivo entender o impacto do fogo e a toxicidade das cinzas geradas por incêndios sobre a sobrevivência e desenvolvimento de espécies aquáticas em rios e riachos do entorno da área queimada. Avaliando a por meio de estudos experimentais o grau de ameaça à biodiversidade nos ambientes aquáticos de Santa Catarina.

O projeto surgiu da necessidade e preocupação em relação ao aumento nos registros de ocorrências de incêndios florestais. Segundo o professor Bruno, “estudar a resposta da biota aquática à chegada de contaminantes na água é extremamente relevante, pois tais contaminantes além de ameaçar a conservação da biodiversidade e perturbar o equilíbrio ecossistêmico, também podem representar um risco à saúde humana, visto que organismos vivos vivendo em águas poluídas acumulam substâncias tóxicas com potencial mutagênico e cancerígeno no seu corpo”, afirma.

Para Figueiredo, os resultados deste estudo revelará o impacto do fogo e das cinzas sobre os organismos aquáticos. Sendo essa informação a base para proposição de políticas públicas que busquem conter o uso do fogo para supressão vegetal e também promoverá a educação ambiental para a sociedade “os resultados obtidos serão divulgados em uma linguagem simplificada para o público escolar e não-especialistas por meio de múltiplas ações: postagens em redes sociais, divulgação de vídeos e podcasts sobre a pesquisa nos canais de publicação do Projeto Sporum (vertente de divulgação científica do PET Biologia – UFSC)”.

O edital Fapesc permitirá o fortalecimento e crescimento do grupo de pesquisa em biodiversidade aquática da UFSC, pois possibilitará a aquisição de infraestrutura de pesquisa na universidade e também dará oportunidade de formação de novos cientistas para se especializarem na conversação de biodiversidade de água doce. O professor afirma que além de permitir o desenvolvimento do projeto, o apoio da Fapesc por esse edital facilitará a execução de futuras pesquisas desenvolvidas pelo grupo.

Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

 

Escrito por: Giovanna Kila
Bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa – UFSC

Tags: Jovens Pesquisadores