Para que serve a ABNT? – Propesq Explica 05
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem por objetivo padronizar as técnicas de produção do Brasil. Embora seja muito associada a trabalhos acadêmicos, a ABNT também também define normas e técnicas para produtos industriais e prestação de serviços. A função dessa normalização é garantir a compreensão da produção científica, tecnológica e documental do país, além de dar confiabilidade aos trabalhos e produtos que seguem esse padrão.
Todas as coisas que utilizamos hoje não teriam serventia para a humanidade se não pudessem ser reproduzidas. Por exemplo, que serventia teria o primeiro computador criado se ele não fosse possível de ser reproduzido e aprimorado? Se o conhecimento não puder ser transmitido, conservado e compreendido, ele se perde. Para isso serve a ABNT, para promover a compreensão e reprodução do conhecimento, seja ele teórico ou prático.
Nos trabalhos acadêmicos, como TCCs e monografias, as normas da ABNT auxiliam a direcionar as ideias contidas de forma que o leitor possa compreender a problemática, os objetivos, os processos e os resultados do trabalho. Confira agora os elementos que compõem um texto acadêmico segundo as normas da ABNT:
Elementos do texto:
A estrutura dos textos acadêmicos geralmente é dividida nos seguintes setores: parte externa, elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Sendo eles:
Parte externa:
-Capa (obrigatória)
-Lombada (opcional)
Elementos pré-textuais:
-Folha de rosto (obrigatório)
-Ficha de identificação da obra (obrigatório)
-Errata (opcional)
-Folha de aprovação (obrigatório para TCC) / Folha de
certificação (obrigatório para Dissertação e Tese)
-Dedicatória (opcional)
-Agradecimentos (opcional)
-Epígrafe (opcional)
-Resumo em língua vernácula (obrigatório)
-Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
-Lista de ilustrações (opcional)
-Lista de tabelas (opcional)
-Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
-Lista de símbolos (opcional)
-Sumário (obrigatório)
Elementos textuais:
-Introdução (obrigatório)
-Desenvolvimento (obrigatório)
-Conclusão (obrigatório)
Elementos pós-textuais
-Referências (obrigatório)
-Glossário (opcional)
-Apêndices (opcional)
-Anexos (opcional)
-Índice (opcional)
DICA: A biblioteca Universitária da UFSC disponibiliza templates e tutoriais de como estruturar os textos acadêmicos para diversos tipos de trabalho. O acervo é muito útil para normalizar de forma correta cada seção do texto, para isso, basta acessar o link: https://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/
Maria Magnabosco Bolsista de jornalismo da Propesq
Referências
ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Quem somos. Disponível em: https://www.abnt.org.br/institucional/sobre. Acesso em: 01 set. 2022.
BU, Biblioteca Universitária. Procedimentos para a apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos conforme ABNT (NBR 14724:2011). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/180829/Trabalho%20Academico_A4_11-04-2022.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 01 set. 2022.
Faculdade LABDORO. O que é ABNT? Descubra o que é e como funciona! Disponível em: https://laboro.edu.br/blog/o-que-e-abnt/. Acesso em: 01 set. 2022.
UCS, Universidade de Caxias do Sul. Regras ABNT: como formatar trabalhos acadêmicos e dicas. Disponível em: https://ead.ucs.br/blog/regras-abnt. Acesso em: 01 set. 2022.