Aperto de mão é vilão na transmissão de vírus e bactérias

11/03/2020 10:18

Segundo um estudo publicado no ano de 2014 por pesquisadores da Universidade Aberystwyth, no Reino Unido, além da superfície de contato, a duração do cumprimento e a força empregada também influenciam no espalhamento dos micróbios

Um estudo publicado no ano de 2014 por pesquisadores da Universidade Aberystwyth, no Reino Unido, fez uma curiosa análise de formas de cumprimento com as mãos a fim de entender quais delas transmitem mais patógenos (como bactérias e vírus) de uma pessoa para a outra.

Já se sabia há tempos que uma das principais formas de transmissão de germes é pelo contato com pessoas infectadas, mas não havia um experimento que fizesse a comparação entre as diferentes modalidades.

A referência é o aperto de mão moderado, marcado como 100%. Em relação a ele, um aperto de mão vigoroso chega a transmitir o dobro de bactérias (o teste foi feito com bactérias E. coli não patogênicas). Um high-five, cumprimento com as mãos espalmadas, transmite um pouco menos. Por fim, um soquinho, ou “fist bump”, transmite apenas uma pequena fração das bactérias, menos de um quarto do cumprimento-referência.

Veja o texto na íntegra: Blog Cadê a cura?/Folha de S. Paulo

Fonte: JC Notícias