Indicadores de Bolsas
Os dados apresentados são relacionados às bolsas pagas pelo Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT), às bolsas de produtividade e às bolsas pagas via fundações.
Bolsas PIICT
As bolsas do PIICT se dividem em: BIPI-UFSC (bolsas de iniciação científica financiadas pela UFSC), PIBITI-UFSC (bolsas de iniciação tecnológica financiadas pela UFSC), PIBIC (bolsas de iniciação científica financiadas pelo CNPq), PIBIC-AF (bolsas de iniciação científica de ações afirmativas financiadas pelo CNPq), PIBITI (bolsas de iniciação tecnológica financiadas pelo CNPq) e PIBIC-EM (bolsas de iniciação científica para o ensino médio financiadas pelo CNPq). Os dados são referentes aos ciclos que iniciam em agosto e finalizam em julho. Mais informações sobre os programas de iniciação científica em PIICT.
Bolsas Produtividade
As bolsas de produtividade são financiadas pelo CNPq, têm como objetivo a valorização de pesquisadores que dispõem de produções científicas, tecnológicas e de inovação e tenham destaque nas áreas em que atuam. Além disso, buscam também incentivar o crescimento dessas produções. Mais informações no site do CNPq.
Bolsas Fundações
As bolsas pagas por fundações têm como fonte de informação as próprias fundações e, na tabela abaixo, estão contabilizadas aquelas vigentes nos anos de 2020 e 2021.