Entrega do prêmio ‘Destaques da Iniciação Científica 2015′

30/03/2016 15:10

A cerimônia de entrega do prêmio “Destaques da Iniciação Científica 2015” ocorreu às 10h desta terça-feira, 29 de março, na Sala dos Conselhos da UFSC, para alunos da graduação e do ensino médio que produziram os melhores trabalhos científicos no ano passado. Os trabalhos escolhidos foram apresentados no 25º Seminário de Iniciação Científica da UFSC e no 5º Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio, ambos em outubro de 2015. A cerimônia foi promovida pelo Departamento de Projetos de Pesquisa (DPP) da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e ministrada pela reitora Roselane Neckel.

Foram selecionados sete alunos da graduação nas categorias Apresentações Orais e Painéis. Como prêmio, a Propesq custeará a inscrição, transporte e hospedagem desses alunos para a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 3 a 9 de julho na Universidade Federal do Sul da Bahia.

No 5º Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio foram selecionados dois alunos, também nas categorias Apresentações Orais e Painéis, que receberam um tablet cada.

Entre os premiados, houve até quem trocou de curso durante a bolsa. Tainã Stefani estudava Engenharia Sanitária e Ambiental quando abriu a bolsa de iniciação científica para trabalhar com resíduos de materiais de construção, mas já estava no processo de mudança. “Minha orientadora até perguntou como eu iria dar conta de tanta coisa, como faculdade, bolsa e cursinho vestibular, ao mesmo tempo”. Tainã passou no Vestibular e, seis meses depois, já cursava Engenharia Civil, participando da pesquisa “Avaliação dos metais pesados em matrizes cimentíceas a partir de medidas de impedância”, sob orientação da professora Janaíde Cavalcante Rocha.

Aluno do 3º ano do Colégio de Aplicação (CA), Luiz Felipe Domingos aprendeu muito durante a bolsa de iniciação. “O dia a dia, com a responsabilidade de escrever relatórios, de conhecer termos técnicos, a gente cria uma atitude de fazer as coisas.” Ele participou do desenvolvimento de um novo teste biológico para análise de extratos vegetais e nunca imaginou “que iria manusear equipamentos de laboratório ou mesmo ganhar um prêmio”. Ele ainda não definiu o curso que pretende tentar no ensino superior, mas está inclinado a fazer algo na área de exatas, como as engenharias Civil, sua primeira opção, Química ou Elétrica.

O chefe de gabinete da Reitoria, Carlos Antonio Oliveira Veira, representou a reitora Roselane Neckel e a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco na cerimônia – elas compareceram ao velório e sepultamento da professora Helena Amélia Oehler Stemmer, falecida na segunda-feira. Carlos parabenizou os estudantes e seus orientadores. “O rigor da pesquisa de vocês testifica o valor do trabalho que vocês estão desenvolvendo. Eu sempre digo que precisamos de estudantes com iniciativa científica, e isso vocês têm”.

O pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy, afirmou que a iniciativa científica deveria ser uma disciplina obrigatória. “Todos os alunos que passam por programas de iniciação científica têm um grau de diferenciação em relação aos demais, mesmo os que não seguem a carreira acadêmica. O ideal deveria ser que [a iniciação científica] se iniciasse no ensino fundamental, para mostrar às crianças que ciência não é só para maluco com cabelo engraçado, mas um empreendimento humano como outro qualquer, com estímulo permanente da criatividade.”

O diretor do Departamento de Projetos da Propesq, Elias Machado Gonçalves, ressaltou que não haverá cortes nas bolsas de iniciação científica e que os editais serão publicados na sexta-feira, 1º de abril. As inscrições, com o mesmo número de vagas, devem ser abertas na segunda-feira, 4 de abril, e encerradas no dia 15 de maio.

Os alunos vencedores foram:

Aluno Orientador Departamento / Centro
Ciências da Vida
(CCA, CCB, CCS, CDS, CBS)
JULIA CAVALLI PIERRY PAULO CESAR DE AZEVEDO SIMOES LOPES ECZ / CCB
MARIA LUÍSA DA SILVEIRA HAHMEYER EVELISE MARIA NAZARI BEG / CCB
Ciências Exatas e da Terra
(CTC, CFM, ARA, JOI, BNU)
JANAÍNA RIBAS DE AMARAL ROBERTO SIMONI JOI / JOI
TAINÃ STEFANI JANAIDE CAVALCANTE ROCHA ECV / CTC
Ciências Humanas e Sociais
(CSE, CFH, CCE, CCJ, CED)
ANA CLAUDIA FABRE ELTERMANN FELICIO WESSLING MARGOTTI LLV / CCE
CÉSAR HENRIQUE MATTOS PIRES FELIPE MENDONÇA PIMENTA GCN / CFH
PIBITI PATRÍCIA DE SOUZA FELIPE NITO ANGELO DEBACHER QMC / CFM
PIBIC – EM LUIZ FELIPE DOMINGOS HENRIQUE HUNGER MORESCO COLÉGIO DE APLICAÇÃO
STEFANY DE SOUZA ELISETE SANTOS DA SILVA ZAGHENI E. E. B. PROFESSORA JANDIRA D’ÁVILLA

Mais informações sobre a SBPC em: http://www.sbpcnet.org.br/portoseguro/home/index.php.

Algumas imagens da cerimônia de premiação: