Programa de iniciação científica distribui 108 novas bolsas em dois anos

11/07/2014 14:03

A principal novidade no resultado do processo de seleção das bolsas de iniciação científica e tecnológica neste ano é que houve um aumento de 83 novas bolsas na contrapartida da UFSC em relação à quota recebida do CNPq no ano passado. Se considerarmos o ano base de 2012, este número sobe para 108. Atualmente o CNPq repassa para a UFSC 488 bolsas (435, PIBIC; 28, PIBITI e 25, PIBIC-Af). O PIBITI conta ainda com uma quota adicional de 18 bolsas oriundas de recursos do Fundo para o Desenvolvimento das Telecomunicações (Funttel), implementadas em outubro de cada ano.

Desde 2013 que o CNPq vem reduzindo o total de bolsas distribuídas. Em 2013 houve um corte de 13 bolsas e neste ano de mais 9 bolsas (1 PIBIC e 8 PIBITI). Como forma de compensar a redução das quotas do CNPq o Conselho Universitário, a partir de proposta da Pró-reitoria de Pesquisa, aprovou em maio deste ano a criação do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT). O Programa prevê que para cada duas bolsas pagas pelo CNPq a UFSC deve entrar com pelo menos uma de contrapartida.

Em 2012 a UFSC pagava uma bolsa para cada 3,75 bolsas recebidas do CNPq. Dois anos depois a proporção caiu para 2,05. Se mantivermos a média de crescimento de 50 novas bolsas por ano, ao final de quatro anos, a contrapartida da UFSC aumentará para 340, reduzindo a proporção entre o número de bolsas do CNPq e as pagas pela instituição para 1,31. “A médio prazo, mantido o crescimento regular, a UFSC poderá estar no mesmo patamar de outras instituições como a UFRJ ou a UFRGS que têm uma contrapartida igual ou ainda maior que a do CNPq”, explica o Diretor do Departamento de Projetos, professor Elias Machado.

O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica distribui atualmente 831 bolsas. Destas 744 (690 PIBIC e 54 PIBITI) são para os alunos de graduação e 87 para estudantes do ensino médio vinculados a escolas de Araranguá, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. O PIICT é coordenado por um Comitê Institucional que conta com a participação de representantes de todas as unidades da UFSC e é anualmente avaliado por um Comitê de Externo, composto por pesquisadores do CNPq das diferentes áreas do conhecimento. Para mais informações consulte a página do PIICT em http://www.pibic.ufsc.br