Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada em todos os campi da UFSC

19/10/2015 16:24

Despertar a vocação para a ciência é uma das missões da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 (SNCT), que terá como tema “Luz, ciência e vida”. O evento, realizado nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pela segunda vez, é coordenado nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A UFSC participou de todas as edições da SNCT, desde sua criação, em 2000.

A abertura oficial da SNCT será realizada em conjunto com as do 25º Seminário de Iniciação Científica, do 5º Seminário de Iniciação Científica Ensino Médio e da 4ª Feira do Inventor, no dia 21 de outubro, às 18h30, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A palestra de abertura será ministrada pelo professor da USP, Vanderlei Salvador Bagnato, doutor em física pelo Massachusetts Institute of Tecnology (MIT/USA); eleito para The Academy of Sciences for the Developing World (2009); membro da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano (2012); membro da National Academy of Sciences (2013); e coordenador do Centro Estadual de Física e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.

A pró-reitora adjunta de Pesquisa, Heliete Nunes, responsável institucional pela Semana na UFSC, afirma que a interiorização “deu tão certo, que os campi levaram esta proposta adiante, com atividades em todos eles. Cada um escolheu o melhor momento para a realização. O Ministério define o tema e sugere um período (19 a 25 de outubro, em 2015), mas as instituições podem propor eventos em outra data”.

Em Araranguá, a SNCT ocorreu em 13 de outubro; em Curitibanos, será realizada nesta sexta-feira e sábado, 16 e 17 de outubro; em Blumenau, de 20 a 22 de outubro (em conjunto com o IFSC de Gaspar); em Joinville, no dia 27 de outubro; e em Florianópolis, de 11 a 14 de novembro, juntamente com a segunda etapa da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex).

De acordo com Heliete, os campi procuram aglutinar os eventos no mesmo período com o objetivo de juntar esforços para receber o público. A programação da Sepex inclui oficinas, palestras, visitação a laboratórios e sessões de cinema.

Em Florianópolis, a UFSC deve receber 20 escolas públicas, listadas pela Secretaria de Educação, cada uma com cerca de 100 alunos. “Para cada grupo de estudantes, nós vamos apresentar um dos dez filmes sobre o tema da Semana, enviados pelo Ministério. Em seguida, fazemos uma visita guiada pelo campus. Se manifestarem interesse em alguma unidade ou laboratório, fazemos o meio de campo para conhecerem o local e tirar dúvidas”, explica Heliete. Depois, os estudantes são levados para a Sepex, onde passam o dia, ou para o Planetário.

Na Sepex, comenta Heliete, “os alunos ficam deslumbrados com trabalhos de pesquisa e extensão, jogos interativos e a possibilidade de entrar na Universidade e fazer uma carreira”. A interação com as escolas e alunos segue depois dos eventos, com empréstimo dos DVDs com os filmes.

Tema

O Ano Internacional da Luz, proclamado para 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, inspirou a comunidade científica no Brasil. Os principais eventos da área, promovidos anualmente, abordarão diversos aspectos sobre o assunto. É o caso da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cuja logomarca reflete a temática ao aliar a imagem da mão e do genoma humano tendo como foco a luz. “A logo convida as pessoas a pensarem neste tema ao usar elementos de Física e de Biologia e a imagem realmente remete para o protagonismo do homem, representado pela mão humana, que simboliza a efetividade e, ao mesmo tempo, a capacidade e a presença humana no sentido de realizar coisas”, descreve Douglas Falcão, diretor de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI), responsável pela coordenação nacional do evento.

Segundo Falcão, a ideia é popularizar a ciência e atingir, especialmente, o público entre 4 e 10 anos de idade. “A garotada nessa faixa etária é muito sensível à ciência e tecnologia e muito curiosa e, ao mesmo tempo, será um desafio para as nossas instituições pensarem em atividades para as crianças”, avalia o coordenador, que acredita que o alinhamento com o tema eleito pelas Nações Unidas promoverá uma maior estruturação, organização e inserção das instituições brasileiras nas celebrações do ano comemorativo.

Mais informações nos sites: Sepex e SIC.

Caetano Machado/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC, com informações da assessoria de imprensa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação