UFSC participa de reunião para discutir iniciação científica no CNPq

29/10/2014 10:35

O Diretor do Departamento de Projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa, professor Elias Machado esteve representando a Universidade Federal de Santa Catarina na 5ª Reunião de Trabalho com Pró-Reitores de Pesquisa e Coordenadores do PIBIC/PIBIC-Af/PIBIT. A reunião aconteceu no auditório do CNPq, em Brasília, entre os dias 21 e 22 de outubro. O presidente Glaucius Oliva e o diretor de Cooperação Institucional (DCOI/CNPq), Paulo Sergio Lacerda Beirão, participaram da reunião. Para Glaucius, a iniciação científica possui contribuições marcantes para o desenvolvimento nacional ao longo da história. “É a raiz do CNPq. Nasceu em 1951 para tentar estimular a pesquisa nas universidades e foi a primeira modalidade de bolsa que surgiu”, afirmou. “E foi justamente à iniciação científica que impulsionou a pós-graduação no Brasil, que nasceu logo na sequência”, completou.

O diretor de Cooperação Institucional, Paulo Sergio Lacerda Beirão, destacou a importância de formar pesquisadores no Brasil. “É importante essa perspectiva de que precisamos formar pessoas com qualificação e formação capaz de desenvolver pesquisa para o nosso País”, afirmou. “Para isso não precisamos apenas de um programa de bolsas, mas de um programa de formação, com ou sem bolsa”. concluiu. A iniciação científica é um modelo de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras, em diversas áreas do conhecimento. Os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos de pesquisa científica, sendo acompanhados por orientadores durante a função.

Durante o encontro, que reuniu cerca de 300 pró-reitores de pesquisa e coordenadores dos programas de iniciação científica, foram avaliados os resultados alcançados no último ano. “A participação da UFSC foi muito importante porque tivemos condições de relatar os avanços da iniciação científica e tecnológica na UFSC com a aprovação da Resolução que consolida a sua institucionalização e garante o aumento das contrapartidas orçamentárias nas três modalidades. A troca de experiências com os gestores de outras instituições e as discussões com a direção do CNPq são fundamentais para o aperfeiçoamento do programa”, afirmou o professor Elias Machado.

Bolsas distribuídas – Atualmente o CNPq distribui 41.939 bolsas de iniciação científicas. Destas 24.210 são para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), 64%; 5.657 (15%) para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio – PIBIC-EM; 3.656, 9%, para o Programa Iniciação Científica Jr para alunos do Ensino Médio, em parceria com as fundações de Ampara à Pesquisa dos Estados; 3.094, 8%, para o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tencológica (PIBITI); 800, 2%, para o Programa Institucional de Iniciação Científica de Ações Afirmativas, PIBIC-Af e 654, para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM).

Na UFSC o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica distribui 815 bolsas. Destas 728 (682 PIBIC e 46 PIBITI) são para os alunos de graduação e 87 para estudantes do ensino médio vinculados a escolas de Araranguá, Florianópolis e Joinville. O PIICT é coordenado por um Comitê Institucional que conta com a participação de representantes de todas as unidades da UFSC e é anualmente avaliado por um Comitê Externo, composto por pesquisadores do CNPq das diferentes áreas do conhecimento. Para mais informações consulte a página do PIICT em http://www.pibic.ufsc.br

Prêmios – Na reunião o Chefe substituto do Serviço de Prêmios, Altino Lisboa, fez uma apresentação sobre os prêmios concedidos pelo CNPq, com destaque para o Prêmio Jovem Cientista e o Prêmio Destaque na Iniciação Científica, edições 2014. A XXVIII edição do Prêmio Jovem Cientista, que tem como tema deste ano é Segurança Alimentar e Nutricional, busca estimular pesquisadores e estudantes a voltarem suas atenções para a necessidade de estudos científicos que propiciem avanços na promoção da saúde, qualidade de vida e cidadania, bem como no desenvolvimento de tecnologias agrícolas e industriais. O prazo de inscrição do Prêmio Jovem Cientista se encerra em 19 de dezembro de 2014.
O prêmio Destaque na Iniciação Científica é destinado aos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de

Iniciação Científica (PIBIC). Tem como objetivo estimular bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano pela relevância e qualidade do seu relatório final e as instituições participantes do PIBIC que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.

Nesta quarta-feira, 29, às 10 h no auditório da Reitoria, acontece a apresentação dos prêmios do CNPq para a comunidade de pesquisadores da UFSC. O evento está sendo organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e contará com a presença do Pró-Reitor, Jamil Assreuy e de representantes do CNPq, Altino Flores e Marilene Campos.

Com informações da Coordenação de Comunicação Social do CNPq.

Fotos: Marcelo Gondim