Chamada nº 1/2022 – Propesq/Sinter – Cooperação internacional com Japão e Singapura

05/09/2022 10:26

~~~~Atualização em 03/05/2023~~~~

A chamada recebeu 72 respostas.

Resultado: Missão a Japão e Singapura em out./nov 2022, financiada pela Fapesc. Memorando de cooperação em andamento com Chukyo University. Aproximação com sete outras instituições de ensino dos dois países. Expectativa de edital da Fapesc para apoio específico à cooperação bilateral com esses países.

~~~~Publicação em 05/09/2022~~~~

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) e a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convidam professores e técnico-administrativos que cooperam ou têm interesse em desenvolver cooperação científica com instituições universitárias e de pesquisa do Japão e/ou da Singapura a preencherem este formulário até o próximo dia 10 de setembro.

A presente chamada visa a instruir a atuação da representação da UFSC na “Missão Japão e Singapura 2022”, do Programa Catarinense de Internacionalização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) (Edital Fapesc nº 34/2022), que será realizada entre 10 e 25 de novembro de 2022, com a participação de dirigentes de 22 Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina.

Estão previstas visitas às seguintes instituições durante a Missão:

No Japão:
– Universidade de Tóquio (Tokyo Daigaku)
– Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia Industrial Avançada de Tsukuba
– Instituto de Tecnologia de Tóquio (Tokyo Kogyo Daigaku)
– Kyocera Circuit Solutions (Mikatachō, Ayabe)
– Universidade de Kyoto (Kyoto Daigaku)

Em Singapura:
– Universidade Nacional de Singapura
– Universidade Tecnológica de Nanyang
– Instituto de Tecnologia de Singapura

Também haverá reuniões com as seguintes autoridades educacionais:

– Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do Japão (Monbu-kagakushõ)
– Ministério da Educação de Singapura/MOE

Em outubro, os(as) pesquisadores(as) respondentes serão convidados para uma reunião online em que os resultados do mapeamento serão apresentados e em que a estratégia da UFSC para otimizar o aproveitamento da missão será definida.