Ciência, Pesquisa, Ação! Tomada VIII

30/06/2020 11:30

A série ‘Ciência, Pesquisa, Ação!’ tem como objetivo divulgar, de uma forma acessível a todos, a importância da ciência e da universidade pública no Brasil em tempos de pandemia. Passando por um breve resumo da carreira dos pesquisadores, compartilharemos um pouco de suas pesquisas em andamento, que são também formas de prestar suporte àqueles que estão na linha de frente contra a Covid-19.

A oitava postagem é sobre o trabalho dos pesquisadores Júlio Elias Normey-Rico e Marcelo Menezes Morato, ambos do departamento de Automação e Sistemas da UFSC.

Júlio Elias Normey-Rico tem doutorado em Engenharia Eletrônica, Robótica e Automática pela Universidade de Sevilha, Espanha. Atualmente é professor titular da UFSC e coordenador de vários projetos
de pesquisa em áreas de energia e do Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis (GPER/UFSC) .

Tem experiência na área de Engenharia de Controle e Automação, com ênfase em Controle de Processos, atuando principalmente em: controle de sistemas com atraso e controle preditivo, com aplicações em diversos setores, principalmente no setor industrial de petróleo e gás natural e energias renováveis.

Marcelo Menezes Morato é doutorando em Automação e Sistemas pela UFSC e pela Université Grenoble-Alpes, França. É pesquisador junto ao Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis (GPER/UFSC) e ao Gipsa-lab, França. É professor substituto do departamento de Automação e Sistemas da UFSC. É engenheiro de controle e automação e possui mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas pela UFSC.

Atua como revisor de diversos periódicos internacionais e, em 2019, foi contemplado com o prêmio Green Talents pelo governo alemão, concedido a jovens cientistas com pesquisa de relevância na área de sustentabilidade.

Carlos Venâncio
Bolsista de Jornalismo da Pró-reitoria de Pesquisa – UFSC